sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

CALÇADÃO DE LONDRINA COMPLETA 40 ANOS



   Inauguração da primeira fase das obras foi cerada de polêmica; muitos eram contrários à iniciativa

   Há quarenta anos, no dia 10 de dezembro de 1977, Londrina completava 43 anos e, para comemorar o aniversário da cidade o então prefeito Antonio Belinati inaugurou a primeira fase das obras do Calçadão, que ia da antiga prefeitura, na rua Minas Gerais, até a praça Gabriel Martins. A construção fazia parte do Projeto Centro e foi elaborada pelo arquiteto curitibano Jaime Lerner. O evento contou com a presença de autoridades do governo federal e foi um acontecimento precedido de muita polêmica. 
   Entre os defensores de fechar uma parte da avenida Paraná para a circulação de veículos, os principais argumentos eram o reforço à segurança de pedestres e a revitalização do espaço. Uma forma de evitar atropelamentos com mortes, como os muitos casos que haviam sido registrados até então, e acabar com a "vadiagem” no local. Para aqueles contrários à iniciativa, a construção do Calçadão iria prejudicar o comércio e demandar investimentos muito altos que poderia ser empregados em obras consideradas por eles mais urgentes. 
   Em seu discurso, o prefeito ressaltou o aspecto da humanização e da revitalização do centro que a obra iria propiciar. Belinati lembrou que a rede bancária havia adquirido quase todos os imóveis da avenida Paraná e a via se transformava em uma via bancárias. O Calçadão, afirmava ele, surgia para dar “nova destinação à via”, valorizando o comércio e o turismo locais. Ele destacou ainda que o projeto se enquadrava nos padrões estabelecidos pelo governo federal, que tinha como meta principal o transporte público e os pedestres. 
   Quatro décadas depois, o Calçadão segue aquecendo discussões. Não pela necessidade ou não do projeto, já que hoje em dia é raro encontrar alguém que considere a obra desnecessária. O calçamento que cobriu boa parte da extensão da avenida é um dos ícones da cidade. Localizado no coração da região central, é ponto de encontro e palco para manifestações políticas e culturais. Mas algumas mudanças estéticas promovidas nos últimos anos e a retirada de serviços ainda não foram assimiladas pela população, que também reclama da falta de cuidado com o espaço. 
   A produtora de rádio, artista sonora e pesquisadora Janete El Haouli mudou-se para um edifício no Calçadão em fevereiro de 1975, onde viveu até 1982. Em 2001, voltou para o mesmo apartamento onde está até hoje. Em todos esses anos, viu acontecerem sob a sua janela as muitas transformações no local. E é com tristeza que ela observa hoje o nosso espaço. “Tivemos momentos em que existia uma movimentação humana, com muitas atividades artísticas e culturais e isso se perdeu no momento em que teve a reforma (em 2009), que retiraram o petit pavê, os quiosques, algumas árvores. Não houve uma revitalização. Houve um retrocesso”, avalia. “O Calçadão foi ficando triste, vazio no sentido humano. A retirada do coreto foi uma facada, não só para mim, mas para muitas pessoas.”
   Para El Haouli, mesmo após o retorno dos quiosques, neste ano, não foi possível recuperar o clima que havia alí décadas atrás. “ A sensação que eu tenho é que parece algo artificial. Não voltou aquele movimento que tinha antes. Esses quiosques, no meu entender, não contribuíram muito para a vitalização porque existe uma memória do que era que foi destruída”, lamenta. E após o encerramento das atividades no comércio, ressalta ela, o problema é a falta de segurança. (Leia mais na página 2). (FONTE: SIMONI SARIS – Reportagem Local, caderno FOLHA CIDADES, PROJETO CENTRO, sexta-feira, 8 de dezembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares