sábado, 2 de dezembro de 2017

OS CANARINHOS DE PAPAI



   Meu pai criava canários por hobby, ou seja, buscava se ocupar nas horas em que não havia nada para ele fazer. Além do valor sentimental e do prazer de ter a beleza e qualidades sonoras de tais pássaros, papai tinha brancos, amarelos, alaranjados, azuis, vermelhos, etc. Um arco-íris expandido. Colírio para os olhos minha gente!
Mansos, os canarinhos se adaptam bem, se aninham de modo tranquilo, e se reproduzem sadiamente em gaiolas e viveiros. 
   Os canarinhos, quer em gaiolas individuais ou não, tomavam banhos, iam pulando de um a outro poleiro, como se estivessem brincando de pega-pega. Nos balanços, as avezinhas ficavam se balançando durante algum tempo, tal como fazem as crianças. Era um deleite e uma graça assistir às necessárias movimentações que eles realizavam naqueles espaços. Necessárias, porque os canários, também precisam de exercícios para não engordarem demais e para não ficarem doentes. 
   Quanto à alimentação, papai reservava um bom período da manhã para tratar de seus bichinhos queridos. Limpava as gaiolas, lavava e enchia os recipientes com água boa, limpa e fresca, sempre. Fornecia alimentações certas para cada qual das frágeis avezinhas. E não era pouco os canários que ele criava. 
Havia uma grande gaiola viveiro que as pessoas chamavam, também, voadeira, onde cabia muitos de seus canários. 
   Mas também havia gaiolas individuais e outras para acasalamento. O que chamava muito a minha atenção, era a gaiola do acasalamento. Era dividida internamente, em três partes. Na do meio ele colocava o machinho e, em cada uma das laterais, uma canária. E ficava atento ao que ali acontecia porque, quando “chegada a hora” (só ele sabia o momento certo), ele abria um dos compartimentos laterais e o canário macho passava para lá para “namorar”. Seguiam-se, a partir desses momentos, outros cuidados de parte do criador. 
   Reservava para alimentar suas delicadas e lindas avezinhas um arsenal de alpiste e sementes de girassol. Mesmo apesar de saber que se desse muito alimento aos canarinhos eles poderiam vir a adoecer e, quem sabe, até morrer. 
   Verduras, ele as escolhia e lavava muito bem. E dava almeirão e couve, as quais colocava penduradas entre as varetas da gaiola. Às vezes servia frutas cortadas em pedaços. E quando se aproximava a procriação (momentos dos quais só ele sabia ao certo), dava ovo cozido bem durinho para as aves que iam procriar. Depois de nascidos os filhotinhos, ele dava só as gemas de ovos aos recém-nascidos e dizia que era para eles se preparem para, futuramente, poderem comer o alpiste. 
   As plumagens dos canarinhos sofrem mudanças logo que o ano começa, podendo, a troca ou muda, durar por dois meses ou pouco mais. A muda começa pelas asas e cauda e, algum tempo depois, renovam-se as peninhas do corpo. Ah, a muda de pena não acontece na cabeça dessas aves. Nesse período, papai sempre colocava um pouco de linhaça junto com o alpiste porque, dizia, assim as penas ficavam mais viçosas e brilhantes. 
   Os ninhos, ele colocava um pouco acima dos poleiros das gaiolas e tratava com muito carinho da higienização deles porque era ali que as fêmeas punham seus ovos para procriar. 
Sabe-se que existem concursos para julgar os mais belos e melodiosos cantos dos canários, mas meu pai nunca levou os seus para participar de qualquer concurso, muito embora, seus cantos fossem algo digno de parar ouvir. (Sabia que só os machos cantam? São raríssimas as fêmeas que o fazem).
   Os cantos, gorjeios e trinados dos canarinhos de papai, logo cedo, nos acordavam com tamanha e variada sinfonia a nos animar e motivar para um bom e feliz dia. (FONTE: MARIA I. BEATRIZ POLÔNIO, leitora da FOLHA, caderno FOLHA RURAL, página 2, coluna DEDO DE PROSA, 2 e 3 de dezembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares