segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

VIVER OU SOBREVIVER TAMBÉM SE APRENDE NA ESCOLA



   Vivemos relacionados, queiramos ou não, com a linearidade do tempo: passado, presente e futuro. No presente, estamos relacionados com o agora, com a consecução dos objetivos imediatos: suprir o sono, a fome, a sede, superar dores, ter prazer. No futuro, nossa relação é com os objetivos de curto, médio e longo prazos. Estes ditarão o nosso legado. Quanto ao passado, estamos relacionados à cultura que recebemos e à maneira como agimos, o que nos fez ter e ser o que somos hoje, além de pensar como pensamos hoje.
      Pois bem, só ao nos relacionarmos no presente é que temos a oportunidade de optar em continuar a viver ou sobreviver como hoje ou optar por fazer diferente. A pergunta que fica é: como optar, decidir bem? Para começar a responder pensemos em duas premissas: primeira, só quem conhece e compreende a realidade tem oportunidade de fazer mudanças; segunda, ninguém muda nada se não sair da zona de conforto.
   Para compreendermos o que estamos fazendo hoje é preciso refletir o passado no sentido de desconstruí-lo, isto é, empreender uma viagem de descobrimento no nosso passado, fazer uma desmontagem para compreender os mecanismos culturais, muitas vezes ocultos, que permearam nossa formação. Isso abrirá a consciência de como chegamos até aqui e nos dará indicativos do porque pensamos e fazemos hoje, as coisas desse modo e não de outro. Mais adiante, se analisarmos as consequências que poderão advir desse modo de vida, será possível visualizarmos o nosso legado, isto é, o que seremos, teremos e deixaremos para o futuro. Essa visualização, por sua vez, poderá orientar-nos sobre as mudanças que se fazem necessárias no nosso pensar e agir hoje, ou seja, poderá respaldar e fortalecer as decisões que devemos tomar no presente. Uma boa decisão permite que sejam atendidas tanto às necessidades imediatas, do presente, quanto àquelas que envolvem uma rede maior de pessoas, incluindo gerações futuras. 
   Vê-se, portanto, que é preciso pensar e viver, ou pensar para viver. Caso contrário, estamos lutando apenas pela sobrevivência. E o mundo da sobrevivência é um campo fértil para prosperar a miséria econômica e mental dos homens, pois apenas reproduz um status que, não se cria nem transforma. O mundo da sobrevivência subjuga as pessoas e não as emancipa. 
   Ainda assim, temos a opção de não pensar em nada disso. Mas aí perderemos todo o direito de reclamar de qualquer situação opressora, desfavorável ou difícil, e ainda correremos o risco de sermos cobrados, material ou espiritualmente, por eventuais prejuízos causados a nós mesmos e ao resto da humanidade. 
   Entre os papéis da escola, talvez o principal, e especialmente na educação básica, está o de oportunizar momentos práticos dessa reflexão para desenvolver, no aluno e no professor, a capacidade de pensar, aprender, criar, transformar e, acima de tudo, a capacidade de perceber-se a si mesmo e enxergar e incluir o outro, tornando-se um sujeito ético. 
   Para isso, é preciso que também a escola, de maneira coletiva, empreenda a desconstrução de seu passado, tome consciência de sua realidade, renove suas metodologias e transforme seus hábitos. Assim, ensinará seus alunos a viverem e não apenas a sobreviverem, além de contribuir para a pavimentação de um futuro digno e feliz para todos. ( LUIZ GONZAGA DE MELO, mestre em Educação e assessor pedagógico do programa “A União faz a Vida (Sicredi)” em Ibaiti, página 2, ESPAÇO ABERTO, segunda-feira, 11 de janeiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

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Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
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Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

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