sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

ACREDITE, É POSSÍVEL MUDAR


   Estamos vivendo uma onde de muito pessimismo no País. É só ligar a TV, o rádio, abrir o jornal, simplesmente, prestar atenção nas conversas entre as pessoas, para verificar o negativismo em relação à economia em 2016.
   O que nos deixa estarrecidos é o total descompasso  entre a realidade vivenciada pelas empresas e cidadãos e o esforço dos governos em resolver os problemas do país, a maioria deles gerada por uma gestão ineficiente, focada no aumento de tributos e contribuições , sem que se leve em consideração o reflexo bombástico das medidas para a economia e saúde financeira, não apenas das organizações, mas da população como um todo.
    É um efeito dominó. A elevação desenfreada dos preços controlados atinge primeiramente as empresas. Milhares delas se veem na difíil situação de ter que enxugar custos, obrigando-se a interromper atividades e até mesmo fechar unidades. Medidas que resultam na demissão de um elevado contingente de empregados, os quais, sem emprego, deixam de consumir. A diminuição do poder de compra do cidadão reflete no comércio, e assim as dificuldades vão se sucedendo e ao mesmo tempo se somando, o que nos leva à reflexão sobre os motivos que influenciam a queda do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. 
   Não bastasse isso, a crise política que assola o país também se apresenta como um obstáculo para o Brasil resolver seus problemas econômicos, debelar a terrível inflação e voltar a crescer.
   Como diz o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues “onde estão os nossos expoentes líderes para abraçar este desafio e colocar ordem na condução da política e da economia brasileiras?”
   É óbvio que não podemos ignorar as dificuldades que, certamente, teremos em 2016, mas é preciso que toda sociedade tenha consciência de que precisamos agir de forma positiva para reverter esta situação. 
   Com a responsabilidade que cabe a cada um de nós, é preciso cobrar das autoridades, tanto do Executivo tanto do Legislativo, ações que reduzam o tamanho do Estado e os gastos excessivos, muitas vezes desnecessários, que estamos acostumados a assistir na gestão pública.
   De quem é a responsabilidade pelo que está ocorrendo no país? Ninguém assume e, pior, ninguém quer assumir. Fica um jogo de empurra-empurra. Mas não pode ser assim. 
   Os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) precisam entender que os cidadãos brasileiros anseiam por medidas fortes e sérias, ou seja, o que a população espera de nossos governantes são soluções para essa situação difícil em que nos encontramos. 
   Acredite, é possível reverter essa situação caótica. Temos exemplos de setores que estão conseguindo avançar, mesmo nesse momento de crise. E qual a receita desse nosso Brasil que dá certo? Comprometimento, trabalho, determinação, inovação, engajamento e, principalmente, cooperação são elementos que fazem a diferença. 
   Vamos participar e cobrar mais ativamente a adoção de medidas que possam, de fato, promover o desenvolvimento da nação. Nós escolhemos os governos e parlamentares que agora estão aí, conduzindo os nossos destinos. Portanto, é nossa obrigação cobrar, responsavelmente. Acredite, a sua participação pode fazer a diferença. Vamos ser mais firmes e críticos, cobrando soluções que possam tirar o país dessa situação caótica que estamos vivenciando para que o Brasil possa voltar a crescer com segurança e de forma sustentável. (JOÃO PAULO KOSLOVSKI, presidente do sistema Ocepar, página 2, ESPAÇO ABERTO, sexta-feira, 8 de janeiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares