segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

TRANSPORTE POR TREM DIMINUIU NO PARANÁ



O Brasil é um país de estradas, característica que se acentuou a partir dos anos 1950, quando o então presidente Juscelino Kubitschek afastou a nação dos trilhos para priorizar a construção de rodovias. Gastava-se muito tempo para fazer ferrovias, demora que não atendia o desejo de JK em levar o País a “crescer 50 anos em cinco”. Claro que no decorrer das décadas, a pressão do setor de rodovia e os subsídios do governo para instalação de montadoras exerceram influência. O resultado é que esses mais de 60 anos de incentivo ao transporte por carros e caminhões impactaram no Custo Brasil. O trem leva apenas 30% da produção nacional e para a nossa economia ganhar competitividade, ele precisaria carregar muito mais. Segundo a Confederação Nacional de Transporte (CNT), nos Estados Unidos, a densidade ferroviária é praticamente nove vezes maior que a brasileira (32 contra 3,6). A medida representa a relação entre um quilômetro de trilho por mil quilômetros de território. Outro grande concorrente brasileira na produção de grãos. A Argentina tem uma densidade ferroviária 3,5 vezes maior (13,5 contra 3,6). Não é de hoje que o Brasil fala em aumentar o transporte de carga por ferrovias. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já pregava isso desde seu primeiro mandato. Mas pouco se evoluiu. No Paraná, a situação é ainda mais complicada porque a participação do transporte ferroviário diminuiu em 2014, segundo apontou uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Conforme o estudo, o volume de cargas transportadas sobre trilhos do interior para o Porto de Paranaguá diminuiu cerca de 5% na comparação com os três anos anteriores. No ano passado, o trem levou 46 milhões de toneladas úteis para Paranguá, contra uma média de 48,5 milhões de toneladas úteis por ano de 2011 a 2013. No Paraná, os trens de carga levam principalmente açúcar, soja, milho, farelo de soja, óleo diesel, álcool, contêiners, cimento acondicionado, cloreto de potássio, gasolina e calcário corretivo. O transporte por trilhos possui muitas vantagens. O trem tem mais capacidade para carregar cargas e passageiros. Além disso, existem os benefícios ambientais. Segundo o cálculo feito pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, um trem de cargas com 100 vagões tira das estradas cerca de 357 caminhões. Isso significa menos poluição e menos acidentes. Tanto quanto em 1950, o Brasil também precisa crescer economicamente e retornar o desenvolvimento. Mas, hoje, não se pode pensar em crescimento priorizando apenas um sistema de transporte. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@follhadelondrina.com.br página 2, segunda feira, 4 de janeiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares