sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

LULA LÁ NO CALÇADÃO



   Quem viveu os dramáticos episódios da eleição presidencial de 1989 certamente se lembra do ódio visceral que separava os militantes petistas e os apoiadores do então caçador de marajás. 
   Eu tinha 19 anos, cursava o primeiro ano do jornalismo e, como quase todos os meus amigos da época, votei em Lula. No primeiro e no segundo turno. Votar em Collor era algo inconcebível. Dizer isso no grupo social que eu frequentava àquela época seria equivalente a um suicídio de reputação. Lembro—me de uma pesquisa que fizemos entre os alunos da faculdade: 90% votavam em Lula, havia uns votos pingados para Brizola, Covas e Roberto Freire – e apenas um eleitor de Aureliano Chaves. Curioso é que esse eleitor de Aureliano depois virou petista fanático.
   Mas eu acreditava em Lula. Sofri muito com as pesadas acusações pessoais que o candidato do PRN lhe fez à época, numa campanha que ainda hoje, 26 anos depois, eu considero sórdida. Naquela época, nós considerávamos Collor uma representação do mal absoluto. Lula também o considerava, a julgar por suas declarações públicas, antes e depois da eleição vencida, como todos sabem, por Collor. 
   Naquela época, lembro-me que assisti a um comício de Lula no Calçadão de Londrina, à altura do antigo Coreto, hoje chafariz. Devo reconhecer que o candidato petista possuía magnetismo em sua fala desprovida de sofisticações. Já era possível notar, em ,sua voz rouca, um espírito autoritário e uma vaidade personalista que depois viriam a se confirmar. Mas, aos 19 anos, com a estrelinha no peito, eu tratava de afastar esses pensamentos “pequenos-burgueses”. Havia uma eleição a vencer. 
   Graças a Deus, nós a perdemos. Após o segundo debate entre Lula e Collor, quando o candidato alagoano nocauteou o líder sindical (não, a culpa não foi da edição da Globo), eu tive a certeza de que o Brasil não teria um presidente petista em 1990.
   Lula conseguiu se eleger doze anos depois, não com o meu voto. Com o PT no poder, a aproximação entre os dois ex-inimigos começou a se escancarar. Logo se provou que Lula só se incomodava com os vícios e pecados de Collor quando este era adversário. Ao se tornar aliado, e aliado servil, o velho inimigo virou amigo de infância. A ponto de Lula entregar a Collor o comando político doa BR Distribuidora, subsidiária da maior empresa do País. 
   Com o tempo, descobrimos que o esquema PC era coisa de tribunal de pequenas causas perto do esquema PT. Nem mesmo os detalhes das duas situações – o tríplex do Guarujá e a Fiat Elba – são comparáveis. Acabaram-se os tempos românticos da corrupção. Como atestam as recentes investigações da Lava jato , Lula e Collor hoje caminham lado a lado na ocupação do Estado e na destruição do País. A diferença está apenas no grau de sociopatia. Lula é um mestre; Collor, apenas um discípulo. Um dia, eu acreditei que eles se odiavam - quando, na verdade, foram feitos um para o outro. ( Texto extraído da coluna AVENIDA BRASIL, por PAULO BRIGUET, página 3, caderno Folha Cidades, Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondrina.com.br, xeta-feira, 29 de janeiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares