domingo, 3 de janeiro de 2016

DEBATER NÃO É MACHUCAR


    Tenho amigos que adoram debates e arrumam muitas encrencas, eu mesma arrumo encrenca, sobretudo na rede social. Às vezes faço uma promessa íntima de “ficar boa” como nas empresas em que contamos os dias sem acidentes, mas do nada alguém ou eu mesma risco um fósforo e lá se vai a promessa. 
   Mas o ano acabou, outro começa e hoje quero dizer que a treta é fundamental, não aquela rancorosa, mas aquela que faz a gente se conhecer melhor. Leva-se muito tempo na vida para se procurar uma treta sem rancor, um arranca-rabo sem dodói, uma discussão em que podem até voar penas, mas isso não significa o rompimento de um tipo de cumplicidade que a gente só estabelece com pessoas especiais.
   Os grupos  existem para que a gente se conheça melhor e rola afeto entre as pessoas, afeto com treta mesmo, Conheço pouco a maioria dos meus interlocutores na rede, gosto muito de alguns, um ou outro conhecia de outros lugares e tempos, mas a maioria é desconhecida. Então, para começar o ano, quero dizer que talvez eu crie encrenca ainda, mas não tenho rancor, nem tempo sobre discussões pela eternidade. Acho que a gente se conhece melhor quando passa junto por todo tipo de emoção, se não fica uma relação de sala de visitas, prefiro debates na cozinha, de preferência comendo e bebendo em volta da mesa. 
   Venho de uma família simples, mas politizada. Debater era comum lá em casa, perdi a conta de quantos discursos vi meu pai fazendo contra a ditadura na hora do almoço, quando ele enaltecia os russos e criticava os americanos. Hoje nem esquerda temos no país, trata-se de uma ex-querda que toma atitudes que a chamada direita tomaria, estão aí as políticas ambientais e indígenas para representar o governo mais autoritário que tivemos nas últimas décadas em relação a esse tópicos tão caros. Mas não vou fazer discurso, hoje venho tranquila, desejando oposições mais civilizadas em 2016. 
   Na infância, enquanto meu pai se ocupava dos assuntos nacionais, minha mãe opinava sobre as políticas locais, falava de prefeitos, vereadores, governadores. Em época de eleição acompanhava com total interesse os resultados em programas de rádio, torcendo por esse ou aquele candidato a cada urna apurada. Abordo tudo isso para dizer que discutir política não é novidade para mim, é um hábito como comer mingau de aveia. Normalmente tendemos a fortalecer aquilo que está enfraquecido e para nós tem um valor. No momento, por exemplo, também luto para restabelecer a ética nas relações políticas, nas relações culturais, porque ela se perdeu visivelmente, estamos na hora do caos. Acredito que os debates são um laboratório, nele trocamos e testamos argumentos que vão servir para a selva da realidade. Mas tem a pequena selva de dentro, a selva interna e dos amigos próximos, com a qual temos de lidar através da diminuição das vaidades para conhecer melhor o outro. 
   Não devemos perder as chances de conhecimento e isso não é apenas uma potência cerebral ou intelectual, é uma potência afetiva também, emocional, psíquica, que se move nas relações, onde está presente a harmonia e o destempero. 
   As pessoas confundem pontos de vistas diferentes com discórdia, diversidade com oposição, ideias com pessoas diferenças com brigas. Relações maduras incluem a educação para o debate, neste ponto o Brasil engatinha num universo de democracia nova mas acredito que chegaremos lá sem precisar sacar a arma ou formar panelas que se contentam apenas com os iguais. Na diferença é que está a liberdade de pensar, exercício essencial. Então, Feliz Ano Novo e paz na terrinha. ( celia.musilli@gmail.com página 4, espaço CÉLIA MUSILLI, domingo, 3 de janeiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares