domingo, 17 de janeiro de 2016

LONDRINENSE EM FILME INDICADO AO OSCAR



   Os filmes de animação brasileiros, definitivamente, estão em alta e ganhando visibilidade mundo afora. Mesmo com poucos recursos, destacam-se em importantes festivais e mostram o talento e criatividade do povo daqui. O exemplo mais significativo foi a indicação, na quinta-feira, de “O Menino e o Mundo” (lançado em janeiro de 2014) ao Oscar de Melhor Animação, concorrendo com gigantes como a Pixar, com “Divertida Mente”.
   Enquanto a festa mais badalada do cinema não acontece, o filme já começou o ano faturando Festival internacional de Animação de Annecy, na França, um dos principais prêmios da maior competição internacional do gênero. No total, já acumula outros 45 prêmios em 23 países. 
   Se ter um filme indicado à uma grande premiação já é uma vitória, ter uma londrinense na equipe de produção é ainda mais gratificante, pelo menos para os pés-vermelhos. Midori Sato, assistente de produção e um dos ‘braços direitos’ do diretor Alê Abreu (do longa “Garoto Cósmico”, nasceu e foi criada na cidade, mas saiu para cursar faculdade em Curitiba e, de lá, o mundo da animação ganhou sua vida. “Ainda na época de estágio já admirava o trabalho do Alê. Entrei em contato com ele e pouco tempo depois fui convidada a participar de m piloto da série “Vivi Viravento”. O filme ‘O Menino e o Mundo’ veio na sequência”, revela.
   Midori conta que “O Menino e o Vento” levou quase cinco anos para ser desenvolvido. “Cada segundo tem 24 quadros. Quando conseguíamos fazer um segundo no dia era comemoração”. No total são 80 minutos. 
   Mas, para chegar a esse ponto, muita coisa já havia sido desenvolvida. No caso de animação desse tipo, não existe um set de filmagem ou atores, mas desenhistas e “é preciso criar tudo do zero”. “Participei deste a pré-produção e planejamento artístico, contratação de pessoal e do processo de criação mesmo dos personagens. Começamos pelo storyboard para, então, partirmos para o animatic, um modo de pré-visualização do roteiro traduzido em imagens”, detalha a londrinense.
   O baixo orçamento (cerca de 2 milhões) – contra US$ 175 milhões da Pixar, por exemplo – exigiu dos criadores muita habilidade e criatividade. Utilizando diversas técnicas artísticas como desenhos, pinturas e colagens, o filme convida o espectador a embarcar no mundo de sonhos da criança e mergulhar num universo onde tudo é possível. “Não é blockbuster, a proposta é mais intimista, com outra estética. O filme consegue retratar com delicadeza a história e os sentimentos do menino, que são mostrados pelas imagens e trilha sonora primorosa, já que não há diálogos. Por tudo isso, o resultado técnico não fica a desejar”, diz Midori, atentando que, diante da indicação e do que tem sido produzido no Brasil, este é um momento positivo para a valorização da animação nacional.(M.T.) ( MARIAN TRIGUEIROS – Reportagem Local, FOLHA 2, domingo, 17 de janeiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares