terça-feira, 12 de janeiro de 2016

O CORAÇÃO DA TERRA



   Os antigos gregos acreditavam que a sede dos pensamentos e sentimentos humanos era o coração, enquanto o cérebro teria as funções que hoje nós sabemos relacionadas ao músculo cardíaco. Esse equívoco originou o costume de usar a aliança na mão esquerda após o casamento. Segundo os primeiros pensadores gregos, que também estudavam anatomia e fisiologia, a veia que sai da mão esquerda levava diretamente ao coração. Esta pode não ser uma verdade anatômica, mas é uma realidade simbólica. Ao menos no meu caso!
   Se tivéssemos que escolher um coração para Londrina, certamente ele ficaria bem próximo à sede da Folha de Londrina. Hoje, 12 de janeiro de 2016, eu volto a escrever neste jornal, que é um dos maiores patrimônios culturais e afetivos do Norte Paranaense. Sinto-me quase como o filho pródigo da parábola de Jesus. A diferença é que eu não passei esse tempo todo dissipando minha herança, mas trabalhando e escrevendo (verbos que para mim significam a mesma coisa). Meu sentimento é de gratidão por todas as chances e experiências acumuladas. 

POR QUE ESSE NOME?

   Você pode perguntar por que esta coluna se chama Avenida Parana. A explicação está na foto acima, feita por Hans Kopf em 1937. É a imagem da Av. Paraná na altura da Praça Marechal Floriano Peixoto, também conhecida como Praça da Bandeira, entre as avenidas São Paulo e Rio de Janeiro. Diz a lenda que Kopf tirou a foto em cima de uma árvore. Tudo nesse fotograma me fascina: a estrada de terra que hoje e o Calçadão, por onde passo todos os dias; a presença das lojas que ainda existem ou só existem na memória, a floresta no horizonte: a comparação com a atualidade; e a presença enigmática daquele homem que caminha solitário, 79 anos antes de nós. 

A VIA DA ESPERANÇA


   A foto de Hans Kopf retrata a Avenida Paraná em um dia de sol. Todos sabem que nesta época as ruas viravam rios de lama quando chovia: mas o dia ensolarado representa a esperança de dias melhores, essa mesma esperança que o Brasil vive agora, depois de um 2015 que foi um verdadeiro lamaçal. (Vale lembrar que 1937 não foi um ano nada fácil: foi o ano do golpe do Estado Novo, desferido por Getúlio Vargas).
   Nunca saberemos quem é aquele homem. Somos livres para imaginar que é um antepassado nosso. Não sei se ele está indo comprar um remédio na Pharmácia São João ou se pretende visitar a sede da Companhia de Terras (onde hoje está o querido e ferido Ouro Verde em obras). Mas sei que o personagem em foco tem pela frete um lugar muito importante, que é o lugar de todos nós: mais que o futuro, a eternidade. 
   É com o coração cheio de alegria que começo a caminhar com vocês, meus queridos sete leitores, na Avenida Paraná. Espero que esta coluna seja a via que nos conduzirá a coração de nossa terra. ( Coluna AVENIDA PARANÁ, por PAULO
BRIGUET. Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondrina.com.br página 3, caderno Cidades, terça-feira, 12 de janeiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares