terça-feira, 19 de janeiro de 2016

POR QUE SETE LEITORES




    1 – Algumas pessoas têm curiosidade em saber por que estou sempre falando de meus sete leitores. Há quem diga , com generosidade, que mais de sete pessoas leem a coluna, principalmente agora que estou na FOLHA. Nascido no mês sete do ano setenta, sempre digo que o sete é um número simbólico, que representa a comunicação plena entre o autor e o leitor, algo muito raro de acontecer em qualquer texto escrito ou falado. 

   2 – O número sete tem um poder simbólico muito forte. Não é por acaso que temos sete dias da semana, sete notas musicais, sete planetas, sete cores do arco-íris, sete graus da perfeição. Quando queremos mostrar que alguém é experiente, ressaltamos que já navegou por sete mares. Das crianças muito arteiras, dizemos que elas pintam o sete. Ainda circula a crença de que os gatos possuem sete vidas, mas eu acho que o meu vira-lata Cisco prestes a completar sete anos, desconfia desse privilégio aos seus inimigos naturais. A propósito, há uma tese de que um ano de cachorro corresponde a sete anos humanos. Cisco estaria, pois com 49 anos. Mais velho que o dono!

   3- O sete estabelece o encerramento de um ciclo e, portanto, a renovação que existe em todas as coisas. Outro dia um amigo completou 42 anos e eu me lembro de uma passagem do livro “O Braço Direito”, de Otto Lara Resende, em que o narrador diz estar completando essa idade – e a define como o fechamento de um ciclo de sete anos. Enviei meus parabéns ao meu amigo e o trecho do Otto.

   4 – Nós cristãos temos especial apreço pelo número sete. Santo Agostinho afirma que, se o Criador descansou, é porque deseja se distinguir da história. Pelo mesmo motivo, nós, seres históricos, só podemos descansar em Deus. Sete são as frases de Jesus na cruz; sete são as frases de Maria no Novo Testamento; sete são as dores de Nossa Senhora, na forma de espadas em seu coração.

   5- Sete são as virtudes cristãs e os pecados capitais. Vivemos num sociedade que só dá atenção a estes, e quase nenhuma àquelas. Mas é bom lembrar: para a toda gula existe a temperança; para toda avareza existe a generosidade; para toda luxúria existe a castidade; para toda ira existe a paciência; para toda a preguiça existe a diligência; para toda vaidade existe a humildade; para toda inveja existe o amor. 

   6- Sete são os sacramentos (manifestações visíveis de um Deus invisível). Sete são as artes liberais, dividas em Trivium ( gramática, retórica, lógica) e Quadrivium (aritmética, música, geometria, astronomia). De cada espécie, sete animais foram levados para a Arca de Noé. Jesus nos diz para perdoar não apenas sete, mas setenta vezes sete. O sete aparece 40 vezes no Apocalípse (que quer dizer Revelação).

   7- Esta é a sétima edição da coluna Avenida Paraná; espero que estes encontros diários multipliquem por sete durante muito tempo e, com eles, as suas alegrias. Ei, estou falando com você, meu oitavo leitor! ( Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondrina.com.br ,coluna AVENIDA BRASIL –por
PAULO BRIGUET, página 3, caderno FOLHA CIDADES, terça-feira, 19 de janeiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares