sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

TRANSTORNO MENTAL: UM ESTIGMA EM PLENO SÉCULO 21


   Texto escrito por ROSE MEIRE ALBUQUERQUE PONTES, médica da Promoção de Saúde da Unimed Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, sexta-feira, 18 de janeiro de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA 
   Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), não existe definição “oficial” para a saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos e teorias variadas afetam o modo como ela é definida. O termo Saúde Mental é comumente usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional, que pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir o bem-estar psicológico. Porém, é sabido que seu conceito é mais amplo do que a ausência de transtornos metais e, por isso, jo Janeiro Branco, mês que a Unimed Londrina desenvolve ações sobre o tema, a operadora estimula a comunidade a desmistificar e diminuir o estigma. 
   Os transtornos mentais são um problema universal entretanto, o estigma a ela associada impede que muitas pessoas afetadas procurem ajuda. O estigma se traduz por uma atitude negativa das pessoas frente àqueles que sofrem da doença mental – e o comportamento negativo que ele origina é a maior barreira para o apoio adequado às pessoas. 
   Muitos que vivem com estes transtornos afirmam que o preconceito que enfrentam é frequentemente pior do que a própria doença. Ele pode se manifestar pela perda de amigos e entes queridos – pessoas mais importantes para o apoio social – e limitar o emprego, a habitação e as oportunidades educacionais. Por todas essas formas de reforço negativo, o preconceito é muitas vezes internalizado pelas pessoas que sofrem da doença mental, o que pode ser um obstáculo ao acesso aos cuidados e à sua qualidade de vida. 
   Está demonstrado que os programas de prevenção reduzem a incidência de alguns transtornos mentais, como a depressão. Entre as estratégias comunitárias eficazes para prevenir essa condição, estão os programas escolares que promovem um modelo de pensamento positivo entre crianças e adolescentes. Intervenções direcionadas aos pais de crianças com problemas comportamentais podem reduzir os sintomas depressivos dos pais e melhorar os resultados de seus filhos Os programas de exercícios para pessoas idosas também podem ser eficazes para prevenir a depressão. Lembrar que a atividade física em todas as idades é importante fator de auxílio ao combate as doenças mentais.
   A saúde mental é assunto que concerne a todos. Uma a cada duas pessoas um dia ou outro terá problemas em sua saúde psíquica, assim é muito importante que as pessoas se interessem pelos fatores que contribuem para uma boa saúde mental. O acesso ao conhecimento permite aumentar a capacidade de melhorar sua própria saúde. 
   Ainda segundo da OMS, “a saúde e o bem estar mental são indispensáveis para que o ser humano possa, em nível individual ou coletivo, pensar, sentir, trocar experiências com os outros e aproveitar bem sua existência”. Por isso, ao identificar qualquer sintoma, procure um profissional. FONTE: Texto escrito por ROSE MEIRE ALBUQUERQUE PONTES, médica da Promoção de Saúde da Unimed Londrina, coluna ESPAÇO ABERTO, página 2, sexta-feira, 18 de janeiro de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). * Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. Os artigos publicados não refletem necessariamente a opinião do jornal. E-MAIL: opinião@folhadelondrina.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares