segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

POR UM NOVO CONCEITO DE ENSINO


Crônica escrita pelo jornalista WALMOR MACCARINI, página 2, coluna ESPEÇO ABERTO, dia 14 de janeiro d 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA) 
   Já escrevi outras vezes que a escola, a igreja, a família, são grandes responsáveis pela gestação deste homem trôpego que chega ao terceiro milênio desencontrado consigo mesmo e que nem sabe o porquê de sua existência terrena. No caso específico da escola, espera-se que ela produza um homem novo, liberto, que aprenda a amar a si próprio para depois amar seus semelhantes; que implante os alicerces de uma nova sociedade, em que imperem o respeito, a dignidade e as melhores relações humanas. O mundo não será melhor se não ensinar a pessoa a ser mais competente, menos competitiva (no sentido predador) e mais solidária. O que somos é resultante do que nos ensinam e do exemplo que nos dão. 
   Incumbe à escola – e por extensão a família e a igreja – ensinar o filho, o discípulo e o fiel a produzir e semear riqueza e não apenas a acumulá-la, mas que a dissemine, para beneficiar a muitos. Se for ensinado ao homem que ele é um agente de desenvolvimento e não um estrategista competidor, tudo o mais ele aprenderá por acréscimo, e tudo que ele aprender ele executará bem. Se jogamos tanta responsabilidade sobre a escola, a família e a religião – os três fortes pilares da formação do indivíduo (e acrescente-se aí – a ideologia) – é porque elas têm repassado ensinamentos de competição mais predadora e menos participativa, sob o equivocado conceito de que o mundo “lá fora” é perverso e onde vence o mais forte e o mais esperto, mesmo que em prejuízo de outrem.
   Estes os ensinamentos que os escolares vieram aprendendo e que tiveram origem na pedagogia regulamentada e não na concepção de um mais civilizado ideal de vida. Uma vez adultos, muitos desses discípulos converteram-se em pais e mestres equivocados, políticos corruptos e corruptores, alguns movidos por ideologias exóticas e destruidoras, e o círculo vicioso continuou. Sim, existem os que lutam para melhorar esse status, à custa de pesadas críticas que recebem dos ditos progressistas.
   Outro absurdo é que o ensino secundário não prepara o aluno para o curso superior, pois exige dele um inexplicável vestibular, como aos advogados recém--formados pede-se o exame da Ordem. Então, de que serviu a escola? Se estes são exames selecionadores, são antes um tabefe no rosto dos mestres que os trouxeram até esse patamar. Se há limitação de vagas nas salas de aula, que se construam escolas do tamanho de estádios... Vagas não são mais que espaços físicos e cadeiras. Professor que fala para dez pode falar para mil. Ademais, o ensino à distância eliminou essas limitações espaciais. 
   Já escrevemos que este milênio não é apenas de saltos gigantes da tecnologia, mas será também de oportunidades para grandes avanços de concepções e também para o abandono de antigos egos e vícios, e um dos piores é o vício em certas crenças. A escola – aí compreendida sua extensão mais avançada, que é a universidade – tem que rever seu modelo, voltando-se para o ideal de criar um cidadão vertical, íntegro, consciente, liberto de ideologias destas que propiciam o culto ao ódio contra aqueles qualificados de conservadores, como se tal fosse uma insidiosa moléstia. Ao invés do acúmulo de conhecimentos e do excesso de carga informativa, melhor ensinar a autorresponsabilidade, a solidariedade e a uma mais expandida conscientização acerca da vida. No lugar da competição demolidora, que prevaleçam a solidariedade e o intercâmbio de conhecimentos, mesmo entre os denominados concorrentes. O mundo já experimentou todas as fórmulas, só ainda não experimentou esta. FONTE: Crônica escrita pelo jornalista (WALMOR MACCARINI, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, segunda-feira, 14 de janeiro de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares