domingo, 13 de janeiro de 2019

MELANCIA NA VERSÃO AMARELA



   Variedade japonesa tem atraído consumidores em feiras da zona norte pelo tamanho, cor e sabor. 

   Reportagem Local por Victor Lopes, caderno FOLHA RURAL, página 3, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, 12 e 13 de janeiro de 2019 
   Numa pequena área de mil metros quadrados próximo a Estrada do Limoeiro, bem atrás da ACEL, em Londrina, um produtor rural de origem japonesa atiça a curiosidade de quem gosta de frutas exóticas. Todo final de ano, Massao Tanahashi agita a feira da Saul Elkind comercializando melancias amarelas de pequeno porte. Em tempos em que o vermelho anda fora de moda no Brasil, o produtor faz a festa dos clientes com a variedade japonesa kodama. A área total arrendada por Massao é de cinco mil metros quadrados. A especialidade dele é morango e hortaliças, mas há 19 anos faz uma safra diferenciada da melancia amarela. A variedade apareceu na vida do produtor quando ele morava no Japão e se encantou pela fruta. Quando voltou ao Brasil, no ano de 2000, trouxe na mala umas sementes para ver se vingava na região de Londrina. Deu certo e é um grande sucesso do feirante produtor. 
   A reportagem da Folha Rural foi conferir de perto a produção, que já está encerrando. Ainda encontramos na área algumas melancias para experimentar, muito doce e com um gosto levemente diferenciado da variedade vermelha. A safra de Massao geralmente começa em setembro e finaliza em dezembro. A cultura tem ciclo muito rápido, com um mês para a florada e um mês para a maturação dos frutos, que tem um enorme apelo visual. “Todo ano comercializo em torno de 500 melancias kodama facilmente. Nas primeiras colheitas elas chegam a 4 quilos, mas a média normal delas é de 1,5 quilos a 2 quilos. 
   Na feira da Saul, Massao comenta que os clientes já esperam a safra chegar. A clientela é fiel e chega a pagar em torno de R$ 5 reais pela kodama de pequeno porte. “É muito fácil de comercializar pela curiosidade e pelo tamanho. Deixo uma aberta na feira e o povo vem pela curiosidade, experimenta e leva para casa. O sabor é um pouco diferente e se for colhida na época certa, fica até mais doce que a vermelha".

   Para o leitor que ficou com vontade e acha que já perdeu a oportunidade deste final de ano, uma boa notícia. Massao vai produzir uma segunda safra, de forma experimental, em fevereiro. Ele explica que no calor fica mais complexo o manejo, pela sensibilidade das frutas, que têm a casca muito fina e racham facilmente. “Ela trinca na própria roça. Em relação a pragas e doenças, é tranquilo”. 
   O engenheiro agrônomo Carlos Eikiti Hirooka, foi quem arrendou a área para Tanahashi. Ele comenta que após ver a lavoura do companheiro, também deve plantar a variedade na sua área, que tem um total de 12 alqueires. “Morei no Japão por 13 anos e onde morava tinha a famosa melancia de Matsumoto, na província de Nagano. Aqui na região, não é comum o plantio de melancias, que chegam ao Ceasa de Goiás e São Paulo”, explica ele, que já foi secretário da agricultura do município e hoje atua na central de abastecimento. FONTE: VICTOR LOPES, Reportagem local, página 2, caderno FOLHA RURAL, 12 e 13 de janeiro de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares