terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A REDAÇÃO DO ENEM E A FALTA DE LEITURA NO PAÍS


   No Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2018 apenas 55 entre os 4,1 milhões de candidatos obtiveram a nota máxima na redação. Em 2017, esse número foi de 53, entre os 4,7 milhões de participantes. Apesar do ligeiro avenço, os resultados do concurso revelam, mais uma vez, as deficiências da educação no País. 
   A quantidade de estudantes que zeraram a redação caiu, passando de 309.157, em 2017, para 112.559 em 2018. Por outro lado, houve redução na nota média nesta prova, que foi de 558 pontos em 2017 e 522,8 em pontos em 2018. Na edição de 2017, o maior motivo para zerar a redação foi fuga ao tema. No entanto, no ano passado, mais estudantes entregaram a prova em branco. 
   Em reportagem publicada recentemente na FOLHA, professora de redação disse que o baixo desempenho nesta prova reflete o despreparo dos alunos do ensino médio associado à hiperestimulação das mídias sociais. Assim como outros profissionais ligados à educação, a professora apontou a falta de repertório como a principal dificuldade dos alunos quando são desafiados a escrever. 
   A causa, como todos sabem, está na falta do hábito de leitura; Segundo a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2016, apenas 56% dos brasileiros afirmaram ler de forma habitual. E entre as preferências, 42% citaram a Bíblia. 
   Em tempos de fake news , a leitura de jornais sérios diários é uma arma para combater a disseminação desses conteúdos. O jornal traz o contato com as temáticas sociais e tudo o que acontece no mundo, ajudando a pessoa a criar consciência crítica, a buscar mudanças na sociedade e a aumentar o repertório na hora de escrever.
   Desde 1994, a Folha de Londrina desenvolve o programa de incentivo à leitura Folha Cidadania, que abrange diversas frentes de trabalho, como levar o jornal como complemento pedagógico às salas de aula de escolas municipais com o objetivo de desenvolver a leitura crítica dos fatos, reflexão sobre a realidade, troca de ideias e aprimorar a capacidade de argumentação.
   Os depoimentos na mídia nacional dos estudantes que tiraram nota máxima na redação do Enem 2018 mostram que eles não só têm o hábito da leitura como também exercitam a escrita diversas vezes na semana. Assim, se preparam para os concursos – e para a vida.
   Existe um abismo entre a realidade da educação no Brasil e de outras nações. A expectativa é que estudantes brasileiros levem mais de 200 anos, por exemplo, para atingir a proficiência em leitura dos alunos de países desenvolvidos, segundo relatório divulgado no ano passado pelo Banco Mundial.
   Políticas pública adequadas e implantadas para realmente melhorar o nível da educação no País podem reduzir esse abismo. (FONTE: Editorial da Folha de Londrina, página 2, coluna Opinião, opinião@folhadelondrina.com.br terça-feira, 22 de janeiro de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares