sábado, 12 de janeiro de 2019

OLAVO, O HOMEM QUE ME SALVOU DA MENTIRA


“Um só é vosso mestre, Cristo.” (Mt. 23,10)

Crônica escrita pelo jornalista e escritor PAULO BRIGUET, pagina 9, Folha Especial, coluna AVENIDA PARANÁ, 12 e 13 de janeiro de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA 

   Há cerca de 20 anos, eu estava mergulhado na mentira, no hedonismo e no desespero. Não acreditava em Deus, não acreditava na verdade, não acreditava em ninguém.. Minhas únicas fontes de consolação eram meus pais e uns poucos amigos (Preto, Zé, Marcelo...). Trabalhava apenas por obrigação; não tinha o menor amor por aquilo que fazia. Só acreditava em um deus chamado Revolução. Com a alma absolutamente desordenada, caminhava a passos largos para a loucura ou a morte.
   Meu problema não era exatamente a ideologia, nem a descrença, era combinação explosivas das duas coisas, que eu chamo hoje de rebelião metafísica. Não se tratava apenas lutar contra o poder público, o sistema econômico ou a religião; muito mais do que isso, minha revolta e meu ódio tinham como alvo a própria realidade. Eu odiava a existência em si, e queria destruí-la. 
   Alguns acontecimentos me fizeram despertar desse pesadelo, Hoje falarei sobre um deles. Em julho de 2000, logo após ter pedido demissão do emprego, e bastante deprimido, li numa revista um artigo intitulado “Sem testemunhas”, do filósofo Olavo de Carvalho. No texto, Olavo conta uma história sobre a infância do médico, teólogo e filantropo Alberto Schwueitzer. Aos três anos de idade, o pequeno Albert fora picado por uma abelha, e começou a chorar. Imediatamente, familiares e vizinhos correram para acudir o menino. Em determinado instante, Albert percebeu que a dor havia passado, mas mesmo assim continuava chorando apenas para chamar a atenção dos outros. 
   Essa minúscula mentira, que um homem septuagenário lembrava com vergonha, e da qual ele próprio havia sido a única testemunha, é utilizada por Olavo de Carvalho, no referido artigo, como poderosa imagem ilustrativa do drama de consciência humana. A verdade mais absoluta vem a ser aquela que o indivíduo conhece na solidão de sua consciência, diante de Deus. Não é por acaso que a própria Verdade acabou sendo pregada e abandonada por todos na cruz. 
   Naquele momento descobri que minha vida estava absolutamente dominada pela mentira. Ela, a mentira, era o ar que eu respirava, a bebida que eu bebia, a roupa que eu vestia, a língua que eu falava. A mentira era meu deus. Toda minha alma se concentrava em uma única atividade: enganar a mim mesmo.
   Jamais poderia imaginar que, alguns anos depois, o homem que começou a me tirar do pântano do desespero se tornaria meu amigo e meu professor. Muito menos poderia supor que esse homem começaria a tirar o Brasil do lamaçal da mentira em que estivemos mergulhados por tanto tempo. Ele ajudou a salvar minha vida, e agora ajuda a salvar o País. 
   Quando vejo Olavo sendo atacado por pessoas que jamais se deram ao trabalho de ler um livro seu, e que pinçam frases soltas e piadas para tentar assassinar a sua reputação, sinto-me pessoalmente ofendido. Mas aí me lembro de outro ensinamento do professor: o de que o perdão é a lei estrutural do universo. Tudo que é nunca deixará de ser – exceto os nossos pecados, apagados com o sangue de Jesus Cristo. (FONTE: Crônica escrita pelo jornalista e escritor PAULO BRIGUET, coluna AVENIDA PARANÁ, página 9, Folha Especial, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, 12 e 13 de janeiro de 2019).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares