sábado, 26 de janeiro de 2019

PASSEIO PELA LEITURA NOS MUROS DA ESCOLA

Segundo a direotra, alunos gostaram tanto da grafitagem que passaram a frequentar a biblioteca para buscar livros retratados no muro 


   Transcrição da reportagem de VITOR OGAWA – Reportagem Local, caderno Folha Cidades, 27 de janeiro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA
   Reproduções de capas de livros chamam a atenção de quem passa perto de Escola Estadual Professor João Rodrigues

   Quem passa na frente da Escola Estadual Professor João Rodrigues, no conjunto Antares, (zona leste de Londrina), se depara com um muro “colorido” por diversas obras literárias retratadas por meio de grafite. São reproduzidas capas ou lombadas de livros como Dom Casmurro, de Machado de Assis; O Menino Maluquinho, de Ziraldo; A Culpa é das Estrelas, de John Green; e Jogos Vorazes, de Suzane Collins. A diretora da Escola, Cláudia Regina Victor, 45, destacou que a princípio a maior finalidade era tirar a pichação. “O nosso muro era muito depredado, com palavrões e figuras feias. A gente sabia que se pintássemos o muro normalmente, os pichadores voltariam e estragariam tudo novamente”, observou.
   Segundo a diretora, após a grafitagem, os pichadores não agiram mais. “Um ex-aluno grafitou um pedaço do muro e onde ele fez a arte ninguém pichou”, observa Victor, explicando que como ele podia fazer o trabalho somente aos sábados, acabou contratando outra pessoa. O autor da ilustração é o grafiteiro Raphael Augusto Fagion e a escola fez promoções, como venda de pastel e pizza, para arrecadar dinheiro para comprar o material usado no muro. 
   Para definir o tema das ilustrações, a diretora ressaltou que a intenção era mostrar algum projeto que funcionasse bem na escola. “Decidimos retratar lá fora o que vivemos aqui dentro e uma das coisas mais fortes é o projeto de leitura, que funciona muito bem, porque nossa bibliotecária é uma pessoa muito ativa”.
   Com a leitura, a nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) melhorou muito: foi de 4,7 em 2017 para 5,7 em 2018.”Ficamos em sexto lugar em Londrina, o que para nós é uma grande alegria e mostra mais uma vez o resultado de um trabalho feito com dedicação e zelo. No quesito qualidade de ensino, no final de 2017, nossos alunos do novo ano participaram da prova do Saep (Sistema de Avaliação do Educacional do Paraná. Nossas médias em português (283,1) e matemática (284,3)foram bem acima da média do Estado e da totalidade das Escolas que compõe o Núcleo Regional d londrina (média de 251,5 em português e 259,4 em matemática”, relatou.
   A leitura enriquece ideias e e experiências intelectuais, no entanto os alunos da escola não tinham um espaço apropriado porque a biblioteca havia sido incendiada de maneira criminosa m 2012. “Limpamos uma sala de aula, fizemos calçada, colocamos sofá, ar condicionado e criamos um ambiente gostoso para eles”, destacou Victor, dizendo que assumiu a direção neste ano. Quando surgiu a ideia de pintar o muro com livros, uma pessoa que opinou bastante foi a agente de leitura Maria Aparecida Burque, conhecida como Maria da Biblioteca.
   Ela passou a indicar quais obras tinham mais leitura entre os alunos e as obras clássicas que precisam contar no muro. O grafiteiro foi levado para a biblioteca para conhecer as obras que iria reproduzir. ”Muitos gostaram bastante da nossa pintura. Os que não tinham lido procuravam na biblioteca para ler. É um estímulo à leitura e virou curiosidade de outros alunos”, apontou. 
   Entre os alunos que gostaram da iniciativa estão as irmãs Larissa Emanuelly e Júlia Nicole Fantini, respectivamente do nono e do oitavo ano. Ambas elegeram o livro Irmão Negro, de Walcyr Carrasco, como a obra retratada que mais gostaram. Larissa por exemplo, tomou conhecimento do livro pelo muro. “Fui procurar o livro e gostei bastante”, destacou. Júlia até já fez prova cujo conteúdo se referia ao livro. “É um livro muito bom. Outro que gostei foi ‘Quando meu pai perdeu o emprego’, de Wagner Costa”, destacou. Ela viu o nome do livro no muro e se interessou pelo título.
   A mãe das meninas, Lílian Cristiane Fantini de Almeida, ficou feliz com todo esse processo. “Eu nunca tinha visto um colégio com essa inspiração para incentivar a leitura. Diante de tantas coisas que estão acontecendo, retratar livros em forma de grafite faz os jovens gostarem e incentiva a leitura. Tirei várias fotos das minhas filhas na frente do muro”, afirmou.
   A vizinhança também elogiou a iniciativa da escola. A dona de casa Ivonete da Paz Missaka mora em frente ao portão de entrada do estabelecimento. Ela relatou que gostou da pintura porque dá uma sensação de mais limpeza. “O bairro estava feio. Foi a melhor coisa que a escola poderia ter feito”, declarou. 
   Outra vizinha é a professora aposentada de educação especial da Apae, Dorvalina Cabral Melo. “O livro “Dom Casmurro”, do Machado de Assis, que está na entrada da escola, eu li na época em que fui estudante. Quando vi, isso me remeteu ao passado, àquela época. Gostei tanto que pedi para fazerem grafites semelhantes no meu muro, mas não deu certo. O muro ficou mais bonito. Desperta a leitura” declarou. (FONTE: VICTOR OGAWA – Reportagem Local, Folha Cidades, quarta-feira, 22 de dezembro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares