sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

AS PROFISSÕES DA VEZ

Felipe Sampaio, 21 anos, focou sua formação na área de tecnologia e conquistou uma vaga na unidade londrinense da gigante multinacional  francesa Atos

   Reportagem de PEDRO MORAES, Folha Empregos, segunda-feira, 14 de janeiro de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA 
   Escolher a profissão é um momento delicado na vida de um jovem A falta de experiência e a insegurança exercem enorme pressão para quem planeja com o que vai trabalhar e precisa, por muitas vezes, se dividir entre a vocação e a aposta por uma carreira bem-sucedida. A grande dúvida, mesmo de quem já tem profissão e busca um novo rumo, é saber quais os ramos em crescimento que valem investir tempo e dedicação. Especialistas fazem suas apostas sobre quais áreas devem ter ascensão em 2019. “Trabalho com grandes empresas e tenho a experiência dos profissionais mais demandados. Além de temas que estão na moda, como gastronomia, a tecnologia dita novos comportamentos. Novas ficar atento ao mercado e às necessidades”, avalia Ronaldo Cavalheri, CEO do Centro Europeu, uma escola de economia criativa que oferece cursos em diversos segmentos. 
   Uma das principais áreas é o mercado de tecnologia. O setor está em alta há décadas e Londrina vem despontando nessa direção. Há várias empresas de grande porte do ramo instaladas na cidade. Foi nesse sentido que o analista Felipe Sampaio fez sua aposta e, diga-se de passagem, acertou em cheio. Aos 21 anos, depois de fazer estágio e conseguir o primeiro emprego, foi promovido. Formado pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), em Cornélio Procópio, como analista de sistema, o jovem londrinense sempre foi apaixonado por informática. Com uma bolsa, estudou Tecnologia da Informação e Programação no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), mas sempre teve como meta profissional trabalhar em uma grande empresa. Hoje, funcionário da gigante multinacional francesa Atos, que tem sucursal na cidade, ele amplia seus horizontes. “Londrina se tornou um polo no setor de tecnologia. Meus colegas de trabalho estão empregados, conheço outras pessoas que querem vir para cá, de S. Paulo, em busca de oportunidade”, conta.
   A enorme especialização que a área de tecnologia alcançou multiplicou o número de segmentos. Um dos mais conhecidos é o das redes sociais. As muitas redes repletas de seguidores fez surgir diversos profissionais. O principal deles é o especialista em mídias digitais, que cuida do canal de relacionamento das empresas com os clientes. “É preciso gerar engajamento, pois isso é o que impacta diretamente nos resultados de vendas”, explica Cavalheri. Também relacionado à mesma área está o Cientista de Dados. Essa nova função tem como papel fundamental definir estratégias assertivas para promover uma análise adequada do enorme volume de informação gerada a partir do mundo digital. “Essa é uma área em expansão para quem trabalha com informática, processamento de dados e estatística”, aponta o especialista. Há ainda uma aposta para quem investe em sua própria personalidade e vê uma chance em se arriscar como digital influencer, ditando estilo de vida e se tornando embaixador de marcas e produtos. 
   “A influência da tecnologia não irá escapar a nenhum ramo de profissões É o que aponta o economista Adelino Nascimento, presidente da ABRH-PR (Associação Brasileira de Recursos Humanos – Paraná). Ele afirma que todas indústrias irão depender do conhecimento em informática, no que é chamado de Quarta Revolução Industrial. Mesmo profissionais de humanas deverão ter que ter conhecimento em codificação, entender de inteligência artificial. Hoje o mercado já demanda muito desses profissionais e não encontra”, avalia Nascimento, que ainda prevê que as mudanças econômicas e políticas tendem a mudar o cenário dos empregos. “Há uma expectativa de um ambiente mais liberal e, com isso, a entrada de capital estrangeiro, o que pode apontar uma influência negativa no nosso parque industrial, que é muito atrasado. Por outro lado, pode implicar em salários mais altos em áreas técnicas”, pondera.
   Um dos pontos fundamentais para avaliar em que área se deve investir profissionalmente é manter o olhar atento sobre as mudanças sócio-culturais, assim como os primeiros sinais. O envelhecimento da população brasileira pode ser considerado um bom exemplo. Segundo informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o País superou a marca de 30 milhões com pessoas com mais de 60 anos. Os dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) divulgadas no ano passado, apontam um aumento de 19% nos últimos cinco anos. Esse retrato aponta a necessidade de profissionais que lidam com a terceira idade e a chegada dela, como gerontólogos, que cuidam da saúde e bem-estar dos idosos, conselheiros de aposentadoria e cuidadores. “As pessoas devem ficar muito atentas às tendências e às necessidades. Dificilmente as pessoas terão uma só profissão pela vida inteira”, pontua Ronaldo Cavalheri. 
   Na formação profissional o perfil também está bem diferente. Se ter um bom currículo dependia de cursa uma faculdade de qualidade, ter domínio de idiomas variados e colecionar diplomas de pós-graduações, agora o fundamento de busca das empresas nas novas funções são as habilidades desenvolvidas. Vale muito a capacidade de cada indivíduo de ir em busca de conhecimento. “Os profissionais precisam ir além e buscar a própria capacitação. Cada vez mais, o próprio desenvolvimento é valorizado. Há um enorme número de cursos oferecidos de forma gratuita na internet, até em grandes instituições de outros países”, conclui Nascimento, que aponta que, num cenário tão diverso, o autodesenvolvimento é fundamental. 

DEZ CAMINHOS PARA SE APOSTAR EM 2019 

   Gastronomia: O setor depende da criatividade para oferecer serviços diferenciados e qualidade. Entre as áreas em alta estão as cervejarias artesanais, os restaurantes de cozinha saudável e os serviços de personal chef. O ramo ainda aponta uma forte tendência no consumo de alimentos crus. 

   Design de Soluções: Com o enorme grau de especialização da economia, o profissional é desafiado a pensar em soluções que facilitem o dia a dia dos seus clientes. A ideia é criar produtos que promovam o bem-estar e ajudem a melhorar a produtividade. 

   Consultoria de imagem: A ampla exposição causada pelo aumento de interesse nas redes sociais é um dos motivos que impulsionam o setor que forma especialistas capazes de cuidar da imagem pessoal de forma ampla, que vai da escolha da roupa até o que vai ser dito em público. 

   Audivisual: O tráfego de informações na internet, que já é massivo, continua a crescer de forma avassaladora. A produção de vídeos é parte fundamental do mercado e uma série de especialistas estão envolvidos no ramo, como editores, técnicos de efeitos e manipulação digital, por exemplo. 

   Gestão financeira: Em meio à grave crise financeira a qual o País enfrenta, oo desafio das empresas é fechar seus resultados com lucro. O profissional que tiver visão de otimização de custos e orientação para resultados será disputado no mercado. 

   Gestão de Pessoas: Apesar do crescimento do ambiente do mundo digital, as empresas ainda tem as pessoas como engrenagem principal. Os gestores têm papel fundamental de montar equipes com sentimento de pertencimento e de orgulho, tendo como foco o melhor atendimento aos clientes. 

   Especialistas em facilities: As empresas buscar reduzir drasticamente os gastos e otimizar processos de infraestrutura e é nesse ponto que o profissional atua. Algumas das áreas mais comuns são de serviços como de limpeza, recepção e segurança e a gestão eficiente delas é fundamental. 

   Engenheiro ambiental e sanitário: No cotidiano de trabalho, o engenheiro ambiental estuda como a atividade econômica pode gerar impacto à natureza. Ele pode atuar em projetos de controle de poluição, gestão de saneamento e gerenciamento de problemas ambientais. 

   Biotecnologista: Entre as principais capacidades dos profissionais está o trabalho e desenvolvimento de organismos geneticamente modificados e sua utilização para fins produtivos. São capazes de promover o melhoramento da produção agrícola com o controle de qualidade e desenvolvimento de remédios. 

   Agroecólogo: O profissional combina conhecimentos de sustentabilidade com agroindústria. O trabalho básico consiste no planejamento, monitoramento e execução dos sistemas agropecuários, além de promover novos meios de desenvolvimento sustentável social, ambiental e cultural. (P.M). FONTE: PEDRO MORAES, Reportagem local, Folha Empregos, segunda-feira, 14 de janeiro de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares