segunda-feira, 1 de outubro de 2018

QUALIDADE DE AR NO BRASIL


   Sete milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo devido a poluição do ar. No Brasil, são 51 mil óbitos. Os dados são da OMS (Organização Mundial de Saúde). A poluição do ar tem preocupado tanto especialistas dos quatro continentes que a OMS realiza no final deste mês de outubro, em Genebra, na Suíça, o primeiro congresso global sobre o tema. A proposta da entidade é debater as recomendações da organização aos países-membros visando melhorar o meio ambiente. São novas indicações que permitam melhorar as políticas públicas para a qualidade do ar e que foram apresentadas dias atrás no Brasil pelo presidente do Proam (Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental), Carlos Bocuhy. 
   Um dado preocupante é que o País ainda conta com padrões de controle da poluição de 1990, extremamente defasados frente ao conhecimento médico- científico atual. Isto quer dizer que a legislação brasileira está ultrapassada e há dúvidas sobre o empenho das autoridades políticas em fazer alguma coisa para atualizá-la. O instituto fez uma crítica à OMS, argumentando que as organizações da entidade, embora sejam fundamentais, acabam deixando em aberto um grande espaço subjetivo sobre a implementação nos países menos desenvolvidos. Por conta dessa subjetividade, segundo Bocuhy, setores industriais e governamentais do Brasil não se sentem na obrigação de adotar os padrões mais modernos. 
   As recomendações de qualidade do ar da OMS são destinadas ao uso em todo o mundo, mas foram elaboradas para respaldar medidas orientadas a se obter uma qualidade de ar que proteja a saúde pública em situações distintas. As normas de cada país variam em função da viabilidade tecnológica, os aspectos econômicos e outros fatores políticos e sociais. 
   A baixa qualidade do ar é um mal silencioso, que não afetam apenas as grandes cidades. O ar é um dos principais elementos à vida e sofre drasticamente com a ação do homem no meio ambiente. As mudanças climáticas estão aí para apontar as consequências do desrespeito ao planeta. A poluição atmosférica é provocada pela queima de combustíveis fósseis, emissões de gases industriais, desmatamento, queimadas, entre outras. Modernizar a legislação e rever políticas públicas são atitudes necessárias, assim como incentivar uma mudança de comportamento na sociedade. (FONTE: Editorial da Folha de Londrina, coluna OPINIÃO opinião@folhadelondrina.com.br página 2, segunda-feira. 1 de outubro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares