sábado, 6 de outubro de 2018

CONSTITUIÇÃO, DEMOCRACIA E ELEIÇÕES


   Até aqui chegamos! Comemoramos 30 anos da Constituição cidadã com uma democracia balzaquiana que acolhe, na eleição de domingo (7),o mais amplo espectro ideológico partidário, da esquerda à direita, inclusive os discursos extremados nas pontas. Sob essa perspectiva não há como negar que a democracia vai bem. Ela alberga a pluralidade e permite que as ideias, as mais diversas, concorram livremente para obter a aceitação do eleitor, o soberano e legítimo fiador dos próximos mandatos. 
   Constituição, democracia e eleições são conceitos que caminham intimamente relacionados. A disputa política, a alternância de poder e a regularidade do exercício dos mandatos somente encontram legitimidade sob o lastro democrático. São as regras democráticas que conferem aos cidadãos a possibilidade de regularem os conflitos sociais de forma institucional, evitando a barbárie e a violência. Elas proporcionam, ademais, que o Estado – nos Poderes constituídos – atue nos limites legais, confirmando os princípios que marcam a estrutura do Estado de direito. Não há democracia fora do Estado de direito, e este só se mantém sob a égide e o respeito à Constituição. 
   O desmoronamento de uma democracia tem início quando o desrespeito aos preceitos constitucionais são patrocinados no varejo, sob a sutileza de narrativas que visam a selecionar um valor social específico em detrimento aos demais (superioridade axiológica), ou a determinar o fim a que todos devem se submeter (superioridade epistemológica). O totalitarismo sempre navegou nessas águas turvas. É por isso que o grande desafio da democracia está em assegurar no mesmo denominador comum a correlação entre soberania popular e direitos fundamentais. E para isso não devemos, jamais, desviar o olhar da Constituição. 
   Tal como no episódio de Ulisses, para não sucumbir ao canto das sereias, a Constituição deve estar amarrada ao mastro do barco. A nossa liberdade estará preservada enquanto a Constituição continuar sendo o norte a nos livrar de tragédias e de cantos apelativos que enfeitiçam, sobretudo, as redes sociais. Lamentavelmente, a sedução das sereias é muito forte e seu canto soa de forma quase irresistível. O eleitor irá às urnas sabendo que à sua volta pululam sereias, cantos e encantamentos. 
   As sereias seduzem quando os paladinos da Justiça promovem interpretações elásticas na Constituição a ponto de distorcê-la, ou ainda, ou a pretexto a atingir determinados fins, impõem decisões que vão além das raias da legalidade É um deleite, para muitos, quando a Justiça cede espaço aos justiceiros que interferem no processo eleitoral com suas operações espetaculosas. O mesmo ocorre quando políticos se empenham a conquistar o poder dentro das regras do jogo democrático, mas negam a todo momento as decisões judiciais que lhes são desfavoráveis, delas se beneficiando apenas para inferir que são vítimas. Não menos grave são manifestações no espaço público que clamam, à luz do dia, pelo extermínio de opositores e ferem sem pudor com posturas antidemocráticas, a ponto de não se contentarem apenas em desamarrar a Constituição do mastro, mas insistem em cortar o próprio mastro da embarcação. E marinheiros que somos, alguns se deliciam alucinados sob o canto das sereias, enquanto o barco se aproxima, cada vez mais, das rochas pontiagudas. Outros, desacreditados e surdos ao canto das sereias, se desesperam diante da tragédia anunciada. 
   As eleições constituem momento ímpar a decidir o futuro do País. Que o único som possível de ser ouvido neste domingo seja o da urna eletrônica confirmando uma escolha autônoma, racional e responsável. 
   E não custa lembrar! Não são apenas nossos adversários políticos que estão no barco. Nele estamos todos nós. E como dizem os mais jovens; juntos e misturados. (FONTE: Crônica escrita por CLODOMIRO JOSÉ BANNWART JÚNIOR, professor de Ética e Filosofia Política na Universidade Estadual de Londrina). * Os artigos devem conter os dados do autor e conter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. Os artigos publicados não refletem necessariamente a opinião do jornal. E-mails: opinião@folhadelondrina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares