segunda-feira, 15 de outubro de 2018

A ARTE E OS CERCADINHOS POLÍTICOS


   Esta semana, a polarização política apareceu no palco e dividiu opiniões inflamadas, sobretudo nas redes sociais, depois que o roqueiro Roger Waters, ex-Pink Floyd, fez shows de protesto em São Paulo. Listando lideranças mundiais de direita, que considera autoritárias, com o nome de um candidato brasileiro à presidência da república. Pela atitude foi vaiado por parte de uma plateia alvoroçada por vários minutos. O Brasil anda de um jeito que basta chutar uma latinha para que o barulho tenha o efeito de uma bomba. 
   Parte da plateia que foi ao show de Waters decerto desconhecia suas posições políticas, presentes em álbuns lendários da banda Pink Floyd, como “Th Wall” e, especialmente na música “Another brick in the wall” e, que se transformou num hino de contestação no fim dos anos 1970. A vibração da música – dividida em três partes – bem como sua letra politizada ecoam no tempo como um exponencial de arte engajada, sintetizada num estética de alta voltagem. 
   Quem estranhou a posição política de Waters durante o show, e tentou calá-lo com vaias, decerto desconhece sua história de garoto inglês, que perde o pai na Segunda Guerra , morto pelos nazistas É essa cicatriz que ele carrega na música, a exemplo de outros tantos artistas que se envolveram com política por razões individuais ou coletivas. 
   A arte sempre incomodou profundamente os partidarismos de esquerda e direita, pelo seu conteúdo literário. O nazismo considerava como “arte degenerada” - a ser destruída – o que era simplesmente o nascimento da arte moderna. O comunismo prendeu e assassinou artistas que não compactuavam com o autoritarismo. Exemplos contemporâneos de arte engajada temos em Bob Dylan, John Lennon ou Bono Vox, só para ficar na música. Temos a arte engajada que não chega a ser planfetária, mas incomoda pelo que representa como atitude de liberdade sem amarras, sobretudo no campo dos costumes. 
   Recentemente no Brasil, tivemos casos de exposições fechadas e performances censuradas pelo fato de apresentarem nudez, vista como proposta desafiadora ao ‘establishment’ de direta. O corpo nu incomoda como um repositório cultural de maniqueísmos morais – o bem contra o mal, o pecado contra a virtude – quando deveria ser visto apenas como paisagem natural. 
   O corpo nu visando como “erótico” servem profundamente aos dissimulados que unem política e controle – mesmo quando não expressa erotismo algum. Gosto muito da frase “nem todo nu é erótico e nem todo erotismo é nu”, pelo que sintetiza de mentiras que querem transformar em verdades a partir de um blefe moral. 
   Para ficar num exemplo simples, um decote muitas vezes é mais erótico do que uma nádega exposta. Mas numa sociedade que valoriza decotes profundos e cobre pudicamente as nádegas, o discurso político moralizante sobre a nudez pega desprevenidos que não sabem dissociar o nu do pecado ou da vergonha. Falta interpretação a quem lê todo corpo nu só como objeto erótico. Falta interpretação a quem considera o nu erótico não em sua naturalidade, mas como exposição vexatória. 
   De qualquer modo, continuo preferindo a “inutilidade” da arte à arte degenerada. Gosto da subjetividade, do não explícito, do que incita a interpretação num terreno transformador. Mas acredito que artistas como Roger Waters. Assim como poetas como Bertold Brecht – dito de esquerda – ou Enza Pound – dito de direita – merecem aplausos e consideração pelo que associam de arte e vida em altíssima voltagem. Acredito, sobretudo, no discernimento de quem coloca a qualidade das obras acima das ideologias. Dito isso, me somo aos que aplaudem Roger Waters, suas músicas e suas atitudes. A arte é bem maior que as vaias e as mordaças políticas, ela transborda pela força estética e sempre ultrapassa o cercadinho estreito das facções ideológicas. ( FONTE: Crônica escrita por CÉLIA MUSILLI celia.musilli@gmil.com página 2, caderno folha 2, coluna CÉLIA MUSILLI, 13 e 14 de outubro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares