sexta-feira, 26 de outubro de 2018

ESTELIONATO ELEITORAL: SERÁ MAIS UM?


   Semana decisiva para o Brasil. No próximo domingo (28 de outubro) estaremos voltando às urnas para escolhermos quem será nosso próximo presidente. Resta-nos agora optar por um dos dois nomes que apresentam duas ideias, dois projetos aparentemente distintos para o nosso país. 
   De ideias e projetos, acredito que o brasileiro já esteja cansado. Desde a redemocratização quantos “contos do vigário” já foram contados e o pior, acreditamos piamente neles. Já vivemos a caça dos marajás, mas eles permanecem mais vivos do que nunca, sendo que muitos deles vivem justamente das regalias governamentais e delas engordando suas contas aqui e em paraísos fiscais. 
   Já vivemos a era do combate a fome e à miséria, mas ela está aí viva, presente e enraizada nas entranhas em cada canto do nosso país, pois são milhares de famintos, que vivem como moribundos pelas ruas das nossas cidades ou de forma que beira a desumanidade. 
   Já vivemos tantas coisas, já vimos tantos planos e sonhos se desfazerem em uma velocidade alucinante que às vezes ter esperança torna-se uma tarefa difícil. Mas sabemos que sem ela não há vida. 
   No entanto o que mais vivemos é o famoso “estelionato eleitoral”. De campanha em campanha ele aparece, Promete-se mundos e fundos, são apresentadas soluções para todos os problemas, o que acaba proporcionando uma euforia por dias melhores. Na fase das promessas a esperança e com ela um sentimento de altruísmo que agora vai, que o Brasil vai dar certo. Mas basta chegar o dia 1º de janeiro com a posse do eleito que o castelo dos sonhos começa a ruir. As medidas que são tomadas nem sempre seguem as prometidas, na verdade a maior parte delas. 
      Mas viver em sociedade é assim, acreditar na democracia também é sonhar. E mais uma vez cada um de nós ao nos dirigirmos às urnas estaremos depositando nela a esperança por dias melhores, pois independente de qual seja a nossa escolha ela representa para cada um de nós o que seria o melhor para o momento que vivemos. 
   Todavia, o que mais queremos é que as promessas apresentadas durante campanha não sirvam apenas para ganhar a eleição, que elas, na pior das hipóteses, sejam testadas de fato. Pois não suportamos mais tantas mentiras e falsas promessas. O estelionato eleitoral enfraquece a democracia, cria seus monstros, permite que soluções antidemocráticas apareçam, o que seria de fato um retrocesso para a nossa nação. 
   As urnas nunca apontará um vencedor enquanto ela não apresentar o início das mudanças sociais que precisamos. Não queremos simplesmente a vitória do político. A urna deve representar a vitória da sociedade e dos seus anseios. Precisamos urgentemente reverter a lógica histórica que reina nas eleições no Brasil. Vamos mais um vez sonhar! (FONTE: WALBER GONÇALVES DE SOUZA, professor e escritor, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, quarta-feira, 24 de outubro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA. * Os artigos publicados devem conter os dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimos 1.500 caracteres. Os artigos publicados não refletem necessariamente a opinião do jornal. E-mail para opinião@jornaldelondrina.com.br );

Um comentário:

  1. Olá professor,
    Obrigado por ter compartilhado meu texto em seu blog.
    Sinto-me honrado!!
    Um abraço e saudações literárias!!!

    ResponderExcluir

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares