quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

BIOMETRIA DE RECÉM-NASCIDOS SERÁ OBRIGATÓRIA

Ministério da saúde irá definir as normas de procedimentos que terão que ser adotados nas maternidades do Paí

   Imagem das mãos da criança irão constar na DECLARAÇÃO NASCIDOS VIVOS e terão que ser armazenadas no cartório em que o bebê foi registrado 

   O Ministério da Saúde publicou no dia cinco de fevereiro portaria que torna obrigatória a identificação palmar de todos os recém-nascidos no Brasil, que deverá ser feita junto com a identificação biométrica da mãe. As imagens das mãos das crianças irão constar na DNV (Declaração Nascidos Vivos). Elas terão que ser armazenadas no cartório que o bebê foi registrado. 
   As informações farão parte da Base de Dados da Identificação Civil Nacional. “A mudança é um passo importante a fim de começarmos a coleta de dados para a INC desde o nascimento, ampliando a nossa base de dados”, destacou Maria Tereza Uille, conselheira do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e membro do comitê gestor do ICN. O CNJ foi quem solicitou a alteração. Lançado no início de fevereiro pelo governo federal, o documento nacional de identidade eletrônico tem como principal dado em sua base a biometria da população. 
   A nova regra para os nascimentos não é imediata e será a médio prazo. As secretarias de Vigilância em Saúde e de Atenção à Saúde terão 90 dias para definir as normas de procedimentos que terão que ser adotados nas maternidades do País. Na Maternidade Lucília Ballalai, no centro de Londrina, as crianças já têm alguns direitos garantidos após o nascimento, com as certidões emitidas no local, em parceria com um cartório. A partir da entrega dos documentos necessário e da DNV, os servidores podem produzir o registro. 
   “Assim está garantindo vários direitos sociais do bebê e é uma maneira de evitar a adoção ilegal. A criança pode ser registrada somente no nome da mãe, caso não seja conhecido o pai. Se ela for menor de 18 anos é preciso apresentar os documentos dos pais dela. Já se o pai tiver menos de 16 anos é necessária uma autorização da Justiça”, explica Eduardo Cristofoli, coordenador médico da maternidade. Se as famílias ainda quiserem, desde que portando o que é exigido, ainda pode ser confeccionado o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) na instituição de nascimento. 

   REGISTRO DO PÉ
Ainda não há informações sobre possíveis mudanças que a maternidade terá que passar com a nova determinação do Ministério da Saúde e a expectativa é que em breve elas sejam conhecidas, para que possam ser implantadas. “Hoje, quando o bebê nasce, é retirada uma identificação do pé, que é colocado em um documento e fica na folha de sala de parto, como se fosse a impressão digital. Com esta biometria palmar, vai acrescentar no histórico da criança e ser mais uma forma de garantia, com um dado legal”, apontou o coordenador médico.
   Por mês, a média é de 260 nascimentos na maternidade de Londrina. Quem entrou para esta estatística recentemente foi Taylor, primeiro filho de uma adolescente de 17 anos. Atenta aos direitos do bebê, ela aproveitou para registrá-lo na maternidade. Ainda sem muito conhecimento da nova portaria, ela gostou da decisão de ser informada. “É positivo termos o registro de nascimento na maternidade, porque é essencial para a criança. Agora, somando isso, será uma maneira extra de trazer benefícios para todos, seja mãe ou o filho”, ressaltou. 

   DESAPARECIMETOS
   Uma das justificativas da CNJ para pedir a identificação palmar é a possibilidade dela ajudar em casos de desaparecimento de crianças como forma de prevenção, pois a informação é disponibilizada eletronicamente para todos os órgãos nacionais. Para a delegada-chefe do Sicride(Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas) do Paraná, Iara Dechiche, o serviço virá para somar no trabalho que é realizado. “Para nós será uma medida a longo prazo e boa. Muitos casos de desaparecimentos ou em que dizem que a criança desapareceu serão mais fáceis de identificar”, elencou.
   Segundo ela, o órgão, ligado à Polícia Civil, já vem atuando de forma educativa para a conscientização das famílias sobre a necessidade da confecção da carteira de identidade para a criança. “Vamos nas escolas e distribuímos cartilhas para os pais e para os filhos incentivando para que façam a carteira de identidade. É um documento que dá segurança, pois não tem como a pessoa dizer que não é ela, diferente da certidão de nascimento.”
   O Sicride está com seis casos abertos recentemente em investigações. Ao todo, são 32 casos, somando aqueles que continuam em aberto desde o início da década 2000. A delegada informa que têm surgido casos de desaparecimento de crianças na faixa etária de 11 anos. “São meninos e meninas que saem da escola e vão para a casa do amigo e não para casa. Também tem aumentado o número de crianças de abrigo que fogem, muitas para consumir drogas, infelizmente”, lamentou Dechiche. “Temos poucas situações de rapto ou sequestro no Estado”, acrescentou. 

   ETAPAS
   IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA DOS RECÉM-NASCIDOS 

1) Logo após o parto, ainda na maternidade, são coletadas a impressão palmar do bebê e a impressão digital da mãe para a DNV (Declaração de Nascidos Vivos) 

2) A DNV é levada para o cartório civil, onde se registra o nome da criança e demais informações que geram a Certidão de Nascimento. 

3) O cartório digitaliza os dados biométricos para criar o Documento Nacional de Identidade, que será usado por toda a vida. 
4) Os dados biométricos da criança e de sua mãe ficam disponíveis digitalmente na Base de Dados de Identificação Nacional. Folha Arte. FONTE: PEDRO MARCONI – Reportagem Local, página 6, caderno FOLHA SAÚDE, segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares