segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

RATIO DE BIBLIOTECA (coluna Aos Domingos Pellegrini ) e HELICÔNIA (coluna Notícias da Chácara)


   Eu tinha oito anos quando meus pais se separaram e com mãe e irmã fomos morar em Assis. Mãe alugou casa, mandou pintar e o pintor levou pilhas de revistas, O Cruzeiro para forrar o chão. Então me apaixonei pela leitura levado por Vão Gogo (Millor Fernandes, David Nasser e Raquel de Queiroz. Depois li Fábulas de Esopo, sem saber que o autor analfabeto de meu primeiro livro jamais escreveu uma linha, teve suas fábulas decoradas e escritas por ouvintes depois de sua morte. 
   Depois me apaixonei por outro escritor que nada escreveu, suas parábolas foram transcritas décadas depois de sua morte. Ele mesmo só rabiscou na terra, ganhando tempo para para responder aos que queriam apedrejar a prostituta: - Quem não tem pecado, atire a primeira pedra. Procurando saber mais de sua vida, ganhei gosto por pesquisa e, assim, dois escritores que não escreveram são meus patronos no mundo das letras. 
   Virei rato de biblioteca, expressão que decerto vem da fuçonice dos ratos, como são fuçadores de estantes os bibliotequeiros. Em Marília, onde fomos morar depois, de ir toda noite à biblioteca, onde o bibliotecário usava bota ortopédica. Eu escolhia livros de poesia no fichário, e lá ia ele procurar para me entregar, sempre claudicando. Até que, depois de muitas noites assim, sentou diante de mim: 
- Pelo jeito, o senhor vai acabar lendo toda nossa seção de poesia. Mas, pedindo livros avulsos, pode acabar esquecendo um ou outro. Se, porém, eu for lhe trazendo os livros das estantes palmo a palmo, o senhor com certeza vai acabar lendo todos e eu terei menos trabalho. Combinado?
   Me estendeu a mão, que apertei engrandecido por ele me tratar de “senhor”, rapazola de treze anos. Três anos depois, entrei na biblioteca e ele veio claudicando a meu encontro, para dizer que tinha boa notícia e má notícia. 
   - A má notícia é que não temos mais livros de poesia que o senhor não leu. A boa notícia é que assim o senhor se tornou o nosso maior leitor de poesia. 
   Décadas depois, estou como escritor discutindo na abertura de congresso nacional de bibliotecários, em Curitiba, e conto essa história, lamentando não saber o nome daquele bibliotecário. Mas logo recebo um bilhetinho: 
“Aquele bibliotecário era meu pai, e hoje tem seu nome a Biblioteca Municipal João Mesquita Valença”. Mal consegui terminar meu discurso, pois ratos de biblioteca tem curiosidade só menor que o coração. 
================================ 

         NOTÍCIAS DA CHÁCARA 
                                                         HELICÔNIA 

Heliconia rostrada – tal beleza teria de ter também um belo nome. Sua planta se assemelha à bananeira, daí o nome popular de bananeira-do-brejo. As flores propriamente são embutidas nas brácteas, envelopes florais que não impedem de serem sugadas por costumeiros beija-flores. 
Antes, eu olhava flores como quem passa por elas, ou seja, apenas olhando sem ver. Com Dalva, aprendi a ver flores, para prestar atenção em seus detalhes e, mais, sentir como enriquecem a vida. Conta a lenda que o mestre, andando à beira de precipício, parou para apreciar uma flor. O discípulo logo alertou que era perigoso parar ali só para isso. O mestre respondeu que perigo maior seria passar por tão bela flor sem olhar, seria um cego à beira de um precipício. (FONTE: Crônicas escritas por DOMINGOS PELLEGRINI, d.pellegrini@sercomtel.com.br jornalista e escritor, página 3, caderno FOLHA 2, coluna AOS DOMINGOS PELLEGRINI, 3 e 4 de fevereiro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares