sábado, 3 de fevereiro de 2018

O AUXÍLIO QUE VIROU MORADIA

   Um país que está acabando de atravessar uma das piores crises econômica de sua história não para de se surpreender negativamente quando o assunto é concessão de benesses para o alto funcionalismo público. O auxílio-moradia para o judiciário, classe que ganha muito acima da média do trabalhador brasileiro, é um dos benefícios mais polêmicos, principalmente depois que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux concedeu, há três anos, uma liminar liberando essa “pequena” ajuda de quase R$ 5 mil a todos os magistrados brasileiros. Dias atrás, o tema ganhou um ingrediente amargo, difícil para a sociedade engolir. Trata-se de um levantamento feito pela Folha de S. Paulo mostrando que a cúpula do judiciário recebe o auxílio-moradia mesmo com imóveis próprios no Distrito Federal. A pesquisa revelou que 26 ministros de tribunais superiores, donos de um dos mais altos salários da República – R$32 mil – têm o contracheque vitaminado em mais R$4.378 como ajuda para morar. Um privilégio que já tirou dos cofres públicos R$5 bilhões desde que Fux concedeu a liminar. Lembrando que o déficit habitacional no Brasil é estimado em mais de 6 milhões de unidades, não há como negar que há direitos e direitos. Os juízes têm na liminar do STF a legalidade do benefício. Mas, é ético? E como ficam questões como a moralidade administrativa e a responsabilidade fiscal? A maioria dos trabalhadores, mesmo no funcionalismo público, precisa pagar pela moradia com o próprio salário. É correta essa diferenciação de tratamento entre magistrados e operários que tiram do salário mínimo o pagamento do aluguel ou da prestação da casa? O privilégio não combina com o discurso de ética e transparência adotado por representantes do judiciário nesses tempos de Lava Jato, principalmente quando falamos de autoconcessão de gordos benefícios. A contradição chama atenção no histórico do juiz responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, que entrou na justiça para receber o benefício, apesar da mulher dele, também juíza, já ser favorecida. O complemento duplo de renda no orçamento do casal causou revolta nas redes sociais depois que a família Bretas abriu a moradia, com bela vista para o Pão de Açúcar, para ilustrar matéria de decoração em uma revista de moda. Diante de toda essa polêmica, é urgente que o STF coloque a permanência do auxílio moradia em pauta no mês de março, como está previsto, e leve em consideração que não se trata apenas de um benefício, mas de um privilégio que virou complemento salarial. (FONTE: página 2, FOLHA OPINIÃO, opinião@folhadelondrina.com , 3 e 4 de fevereiro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares