domingo, 18 de fevereiro de 2018

CONVERSA DE VÉIO e RECICLANDO (coluna AOS DOMINGOS PELLEGRINI)


   Conversa de dois idosos na academia ao ar livre: 
   - Então, de novo aqui no estica-véio...
   -Pois é, enquanto a danada não chama, a gente vai ouvindo os sabiás. E o carnaval, pulou onde?
   -Na cama, na cadeira de balanço e na rede. Filha diz que cadeira de balanço é coisa obsoleta, falei então me pega todo dia no colo e balança, aí pode pinchar fora a cadeira. 
   - E obsoleto ficou o telefone fixo, javiu? Menino, eu via meu pai esperar dois dias para fazer um interurbano...
   Palavra que nem existe mais. Bisnetinha diz que com o tal uatsap a gente pode falar com Pequim de graça, mas eu não tenho nadinha pra falar com Pequim. Queria era falar umas coisinhas para uns e outros da política assim olho no olho, sacumé?
   Sei, mas eu tô me acostumando com o uatsap, mesmo sem entender como é que uma coisa funciona sem custo. Meu medo é que, quando estiver entendo direito, inventam um outro trem, é tanta novidade tão ligeiro que...dá medo. Nem enterram gente mais, só cremam. Aliás, lembrei de creme. Levei o bisneto na sorveteria, tinha sorvete de tudo quanto é tipo, menos de creme, perguntei porque, disseram ah, ninguém mais pede creme...
   - Mas daqui a pouco o creme volta com tudo, que nem lomplei, que quase acabou e agora é moda. Se eu tivesse menos de setenta, abria a Sorveteria da Saudade: só pistache, creme, morango, coco e amendoim. 
   - Amendoim não posso comer, minha véia reclama que eu fico muito assanhado...
    Devia ter me avisado que era pra dar risada  Meu genro é assim, conta piada tão sem graça que só ele ri.
   - Já o meu conta piada que ninguém entende. 
   - Meu neto contou esta: qual a doença que o pneu mais pega? Pneumonia. 
   -Que matou o Tico, vinha aqui todo dia, dizia que estava ótimo e...
   esticou de vez. E a gente aqui esticando a aposentadoria para chegar no fim do mês. 
   -Ganhando duas vezes menos que o tal auxílio-moradia de juiz. Será que a gente vai embora sem ver o Brasil criar vergonha?
   Pois é, no Brasil se cria desde zebu até avestruz, só não se cria vergonha. 
   - Porque o povo é muito pamonha.
   - Minha vó já dizia que falta berço, escola, terço e cachola.
   - Mas meu bisneto outro dia me pediu a bênção, pode acreditar. Chegou de mansinho e: a bênção, vô. Até marejou a vista. Aí ele piscou: amanhã é meu aniversário, me dá um tablete de presente? Dei um tablete de chocolate. Tô ficando esperto. 
   - E ele gostou? 
   - Me deu um pente de presente. 
   - Mas você é careca!
   - Entendeu? 

================================== 
   NOTÍCIA DA CHÁCARA 
     RECICLANDO 

   Seu nome é Marco Antônio Xavier, e a profissão ele fala de boca cheia: reciclador. Passa pegando os papéis, plásticos e vidros, e toma o suco com que retribuímos a lição que nos dá: leva o lixo, deixa alegria. Sempre sorrindo, sem reclamar, com disposição para tudo resolver de algum jeito inventivo. Leva mesmo o que não tem valor para reciclagem, encaminha para alguém que de algum jeito usará, com cabos de vassoura que vai enfiando num tubo “pra não atravancar o carrinho”. 
   Aliás, carrinho com estrutura metálica e guarda-sol, “pra trabalhar direitinho”. Exemplo a ser seguido num país onde tanta coisa mal funciona e – conceito a ser reciclado – o trabalho ainda é visto como castigo. Mas os catadores reciclam o futuro todo dia. (FONTE: textos escritos por DOMINGOS PELLEGRINI, d.pellegrini@sercomtel.com.br página 3, caderno FOLHA 2, coluna AOS DOMINGOS PELLEGRINI, 17 e 18 de fevereiro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares