quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

SAÚDE ALERTA SOBRE CONTATO COM MORCEGOS


   Em 2018, secretaria de Maringá encaminhou 31 morcegos para exame para confirmar diagnóstico de raiva 

   Maringá – A Secretaria de Saúde de Maringá (Noroeste) orienta a população sobre o perigo do contato com morcegos. Em 2018, segundo informações da prefeitura, foram encaminhados 31 morcegos para o Laboratório Central do Paraná, em Curitiba, para fazer exame para confirmar o diagnóstico de raiva (doença infecciosa viral que pode ser fatal). Destes, apenas um animal teve diagnóstico positivo do vírus. Em 2017 foram recolhidos 237 morcegos e dois estavam contaminados. 
   O diretor de Vigilância em Saúde, Eduardo Alcântara, explica que a doença é controlada no Paraná e que é preciso apenas cuidado por parte da população. “O ideal é manter os animais, cães e gatos, vacinados contra a raiva”, diz, ressaltando que, ao ver morcegos em casa, a pessoa deve comunicar a ouvidoria (156) para o recolhimento, evitando tocar o mamífero com as mãos. 
   A vacinação nos animais domésticos previne a transmissão da doença, além de ser obrigatória quando o animal precisa viajar de um Estado para o outro. O vírus circula de morcego para morcego e pode ser transmitido no contanto com humanos ou animais domésticos. “As pessoas não devem tocar nos morcegos e também evitar que cães e gatos tenham contato”, comenta Alcântara. 
   Se ainda assim houve  r o contato, o morcego será recolhido para constatar a presença do vírus da raiva. O animal doméstico será observado e receberá uma dose da vacina para reforçar a prevenção. Caso o cão ou gato não seja vacinado, tomará três doses. Enquanto são observados, os donos que suspeitarem ter sido contaminados com o vírus, devem ir à Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde para iniciar o esquema de vacinação. 

   ESPÉCIES 

   Existem três tipos de morcegos: insetívoros (que se alimentam de insetos), sendo esses os mais comuns em Maringá. Em 2017, foram encontrados 150 da espécie, dos 237 morcegos recolhidos. Os frugívoros (alimentam-se de frutas), pouco encontrados, e hematófagos (alimentam-se de sangue), não encontrados em Maringá. 
   Os morcegos são essenciais para o meio ambiente e protegidos pela legislação ambiental. “O fato de alguns apresentarem diagnóstico positivo de raiva não nos dá o direitos de exterminá-los. Eles são importantes para controle de alguns insetos, são semeadores, entre outras responsabilidades, que devem ser respeitadas”, define Alcântara. 
   Depois do primeiro morcego encontrado este ano, na Vila Operária, em 1º de fevereiro, os agentes de saúde ambiental e equipes do Centro de Controle de Zoonoses realizaram força-tarefa na última semana nas casas do bairro. Foram feitas orientações aos municípios sobre qual procedimento indicado pela saúde. 
SERVIÇO
   Mais informações na Secretaria da Saúde pelo fone (44) 3216-3145. (FONTE: REPORTAGEM LOCAL, página 3, caderno FOLHA SAÚDE, terça-feira, 13 de fevereiro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares