domingo, 11 de fevereiro de 2018

ENTRE A FOLIA E O DESCANSO



   Já sambei no asfalto e já fugi para as montanhas, nas quais só se ouvia os sinos de uma igreja de Minas 

   O carnaval tem o dom de provocar os desejos mais esquisitos, os excessos, a luxúria, a vontade de tomar porres homéricos. No fundo, o carnaval é a maior fuga da realidade que conheço, mas em vez de criticar, me divirto. Tenho amigos que já estão há uma semana bebendo cachaça só para “pensar na folia. “Tenho amigos que vão ao fundo do baú buscar as roupas para se vestir de mulher. Tenho amigos que já pegaram a vara de pescar e foram para a barranca do Tibagi, onde não se ouve um único alalauê. Tenho amigos que compraram livros e vão passar o carnaval entre as páginas. Tenho amigos que já colocar no seu kit básico algumas cervejas e o menu incrível das séries do Netflix. 
   Eu fico entre a cruz e a espada, entre a folia e o descanso, não radicalizo como quem vai sambar na Bahia, com aquele orgulho de suar um abadá no meio da multidão que transpira e se esfrega como se curtisse o Inferno de Dante. Tampouco me esquivo do ronco de uma cuíca porque acho o samba um dos apelos mais próximos da minha ideia de gozar o paraíso. 
   Por conta disso, já arrastei sandálias no asfalto e já fugi para as montanhas onde só se ouve o sino de uma igreja de Minas. Já me mandei para a Ilha do Mel e para Ilhabela, já fui a Paraty só para ver o artesanato e a praia. Já vi o carnaval de Pernambuco e o carnaval dos paulistanos quando nem se ouvia falar de blocos e a capital era quele “túmulo do samba” profetizado por Vinícius de Moraes que, pelo bem ou pelo mal, foi parceiro de Adoniran Barbosa. 
   Não me incomodo com a folia dos outros, nem com sua calma diante do furacão que assola o país quando chega fevereiro. Apenas peço a Deus que não haja violência e que nem uma bala perdida se confunda com o som dos surdos e dos tamborins. 
   Uma de minha aventuras no Carnaval se deu numa praia quase deserta quando, numa tempestade, estava no meio da mata e me senti como uma vietcong naquelas cenas do filme de guerra, era só lama e pânico. Este foi um dos poucos momentos em que desejei estar assistindo ao carnaval na Globo. 
   Neste carnaval, pode prevalecer meu desejo de sambar ou me acomodar na poltrona para ler contos carnavalescos de João do Rio ou de Clarice Lispector. Dele vem o espetacular “O Bebê de Tarlatana Rosa”, dela o inesquecível “Restos de Carnaval”, memórias de infância quando ela se fantasia de rosa. 
   A beleza do carnaval é fazer parte da cultura brasileira, uma espécie de flor de raiz profunda que nos liga a nossas sensibilidades e lembranças. De um alerquim guardo um dos melhores beijos de um romance que “não subiu a serra”. Outra boa memória foi ter sambado pra valer com um dos meus filhos, então com dez anos, a alegria do moleque, trançando as pernas, valeu as horas de suor na avenida. 
   Cada um tem o carnaval que merece ou que padece. A escolha é nossa. Entre a alegria e a tristeza, não dispenso uma boa fantasia, a de ser feliz nestes quatro dias de respiro, antes de começar o ano pra valer. Não devemos recursar a alegria , ainda que passageira ela nos sopra as feridas, o que é muito melhor do que ficar cutucando as cascas. O carnaval, no fundo, é um parênteses no baque surdo do cotidiano. Que cada um crie a sua própria bateria de desejos, no lugar de maldizer as frustrações. Bom carnaval! (FONTE: (Crônica escrita pela jornalista e escritora CÉLIA MUSILLI, celia.musilli@gmai.com caderno FOLHA 2 , ágina 2, coluna CÉLIA MUSILLI, 10 e 11 de fevereiro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares