segunda-feira, 9 de março de 2015

O IMPONENTE E SILENCIOSO URUTAU



   Ninguém percebeu quando, no começo da manhã, o urutau pousou silenciosamente no galho seco de uma árvore, num pesque e pague da cidade de Jataizinho,  às margens do rio Tibagi.  Ali permaneceu por várias horas e teria passado despercebido naquele dia  de verão, se o meu sobrinho Caio não me dissesse ter visto um galho se mover numa árvore, ao lado do nosso ponto de pesca.  Mas isso se deu no final da tarde, em torno das dezoito horas, creio que num momento em que o pássaro trocou de lugar ao se acomodar devido a posição do sol, para depois ficar estático camuflando-se de modo a parecer,  à primeira vista, uma autêntica extensão do galho.
   De início não dei muita atenção às palavras de  meu sobrinho, pois como qualquer adolescente ligado em  tecnologia ele estava mais concentrado no celular do que na pescaria, que naquela tarde não estava dando resultado.  Fazia duas horas que estávamos tentando pegar alguns peixes e, a exemplo da maioria dos pescadores, continuávamos com os puçás vazios, com exceção de um casal de idosos japoneses que já havia fisgado muitas tilápias.
   Disse ao Caio que os japoneses conseguem pegar mais peixes porque têm uma isca que os outros pescadores não possuem: paciência. Foi nesse momento que, olhando meio sem querer para o alto, acabei vendo o urutau: impassível,  imponente,  maravilhoso .  Fiquei mais de meia hora com o coração acelerado apreciando a descoberta  e só depois indaguei o achado para o Caio , pedindo que não contasse aos outros.
   Mas meu plano não deu certo porque ele, correndo para debaixo da árvore, passou a registrar o fato no seu celular e em seguida várias pessoas largaram a pescaria para admirarem o pássaro, É claro que muita gente não conseguia visualizá-lo, mas aqueles que o faziam ficavam eufóricos e, gritando, atraíam mais e mais curiosos.
   Pipocaram flashes de máquinas fotográficas e celulares , mas a estrela da tarde continuava do mesmo jeito:  sossegada, soberana, belíssima. Um homem querendo apontar o pássaro aos filhos bateu a vara de pesca no galho e ainda assim o urutau permaneceu imóvel, inabalável. Falei para as pessoas ao meu redor que o urutau tem hábitos noturnos, se alimenta de insetos, répteis e pequenos animais,  podendo ficar vários dias parado no mesmo lugar porque tem um terceiro olho em cima da cabeça que fica espiando tudo a sua volta.
   Ouvindo aquilo uma mulher puxou os filhos para perto de si, dizendo que a ave é conhecida como a mãe da lua e traz maus presságios. Outro senhor disse que fora criado na roça e desde pequeno ouvia as pessoas mais velhas contarem que se tratava do pássaro fantasma, um  bicho de mau agouro, e quem o assustasse ou o fazia abrir os olhos teria uma desgraça na família.
   Fiquei contente quando o gerente comunicou que todos deveriam ir embora porque o pesqueiro fecharia às vinte horas, mas minha alegria foi ainda  maior quando soube que no dia seguinte muita gente compareceu para ver a novidade, mas o urutau não estava mais naquele lugar. ( Texto escrito por  GERSON ANTONIO MELATTI, extraído do espaço  Dedo de Prosa, página 2, FOLHA RURAL, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, sábado, 7 de março de 2015)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares