terça-feira, 17 de março de 2015

NÓS, O POVO



   Durante muitos anos, a palavra povo esteve nas mãos de seus seqüestradores.  Até bem pouco tempo atrás, só podia usá-la quem era companheiro da esquerda. Mas os escândalos do governo acabaram por destruir esse cativeiro semântico. Hoje as pessoas são livres para dizer:
 - Nós somos o povo. Não precisamos mostrar a carteirinha do partido  nem a estrelinha no peito.
   O povo somos nós. Somos nós que trabalhamos,  que estudamos, que criamos filhos, que amamos nossas famílias, que pagamos impostos, que fazemos compras no supermercado, que abominamos o roubo, o crime e a chantagem. Somos nós que não temos privilégios, que nunca tivemos  milhões ao nosso dispor, que não ajudamos as pessoas só para conquistar os seus votos e as suas consciências. Fazemos o bem sem esperar nada em troca. Somos nós, o povo. O povo é o comerciante que fechou as portas. É o trabalhador que perdeu o emprego. É o eleitor da Dilma que se sentiu enganado. É o eleitor do Aécio que se sentiu ofendido. É o eleitor da Marina que se sentiu violentado. O povo é o aluno que ficou  sem aula, é o funcionário público que trabalha com afinco, é o padre que tenta levar as almas  para o Céu. O povo é o advogado que defende a lei, o jornalista que diz a verdade, o engenheiro que constrói casas, o médico que salva vidas, a enfermeira que cuida dos doentes. O operário que opera. O camponês que semeia. A mãe que ama.
   Rita é o povo. Altas horas da noite, ela ligou para a nossa casa pensando que era p CVV. Chorou, chorou, chorou. Disse que estava sozinha no mundo, que havia perdido seus pais. E a Rosângela a ouviu com atenção. Depois ficou pensando nela. Rita e Rosângela são  o povo.  Elas não estão sozinhas.
   O povo não pertence a movimentos sociais, não está filiado a partidos, não acredita em promessas de campanha.  É formado por aqueles que sofrem o poder, não os que o exercem.  Quando penso em povo, penso no meu bisavô Costa, abandonado criança no Brasil, depois maquinista de trem. Penso no meu avô Briguet, juiz de futebol  e  pintor de carros. Penso em meu pai bancário e minha mãe professora.  Todos já se foram. Penso em quanto eles lutaram e sofreram para que eu estivesse aqui, escrevendo estas palavras e dizendo   - Eu também sou povo.  ( Texto extraído do espaço Dia de Crônica PAULO BRIGUET, página 5, publicação do JORNAL DE LONDRINA, segunda-feira, 16 de março de 2015).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares