terça-feira, 24 de março de 2015

A FUNÇÃO DO ARTISTA É OUSAR


   Que venham mais beijos gays nas novelas e menos filmes de super homens

   Às vezes acho que a ousadia aposentou-se. Digo isso pensando na vida, na arte  e até nos beijos de novela. De modo geral, as pessoas andam por aí mais preocupadas com suas rotinas, as contas a pagar e os compromissos sérios. As exceções acontecem nos momentos em que por alguma razão especial, como o amor, recuperamos  o fôlego de viver, sem tantas críticas, exigências e preconceitos.
   Neste momento o Brasil inteiro discute política, com direito  a arranca-rabos e muito mau humor, o que talvez justifique o cansaço de não ousar um pouco além deste território enfadonho. Mas a minha observação sobre a falta de ousadia já vem de tempos. Desde que observei que na arte está faltando o apelo da novidade, a vontade de fazer da música, da pintura, da literatura, do cinema, uma revolução.
   As revoluções culturais e estéticas têm o dom de fazer soprar o vento do novo. Ainda que às vezes se formem tempestades. Mas ainda prefiro mais excentricidade na vida e na arte do que apenas discutir se que tem razão é o PT  ou o PSDB,  porque aí  os debates caem numa pobreza suprema, numa indigência de propostas para além dos umbigos políticos e o mundo fica mais chato.
   Em algum momento fomos mais sonhadores, nossos artistas abriam caminhos com armas criativas, mesmo quando lideravam um protesto. Querem protesto maior do que o Surrealismo? Criado e construído entre duas guerras, num dos momentos mais graves do mundo, ainda assim firmou-se como um grande apelo à ousadia e ao sonho. O maior mérito deste movimento foi incitar a fantasia e para isso não havia limites. Salvador Dali que o diga com suas telas malucas, onde sua mulher Gala era representada com costelas de boi sobre os ombros.   O absurdo não era o limite. Desde os 20 anos, os dadaístas caprichavam nas exposições, nas quais houve até um artista escondido no armário insultando as personalidades que chegavam. Ninguém sabia de onde vinha a voz. Hoje, uma performance assim em Brasília exigiria uma trupe enorme para dizer umas  verdades  Mas no  Congresso Nacional  as performances são outras, os políticos parecem que apeiam de um cavalo e entram com as armas escondidas no paletó, puro faroeste. A graça é que ainda se chamam mutuamente de Vossa Excelência.
   Para não ficar apenas nos exemplos muito distantes, lembro-me também de Glauber Rocha, em plena ditadura, politizado e irreverente, fazendo a critica ao regime no cinema como um anjo da revolução estética. Emblemático e engraçadíssimo seu quadro no programa Abertura, na TV Tupi, em 1979, quando ele conclamava os pais de família a protegerem seus filhos do Super Homem, que era o filme sensação no momento. Assim punha  Cristhopher Reeve no chinelo.  Também detonava a Embrafilme e exaltava cineastas que admirava como Franco Zafirelli. Estava inserido em outro sonho e tinha um discurso menos marqueteiro.  Hoje, artistas e criadores pensam duas vezes antes de fazer críticas contundentes. Dependem da Lei Rouanet  e preferem bater continência aos editais de cultura, jamais insultariam autoridades mesmo escondidos em armários, nem desafiariam os super homens que controlam o dinheiro.
   Sinto informar mas vivemos a época da  cultura de ovelhas E nem sabemos direito como nos metemos nesse rebanho. Falta ousadia que, como eu disse no começo, parece uma senhora aposentada que se contenta em ver novela. O máximo de irreverência é um beijo gay na TV que, cá entre nós, chega tarde, mas provoca uma inquietação, uma crítica que mostra quanto nos tornamos conservadores. Excetuando-se alguns nichos no teatro, vão longe os tempos dos artistas que desafiam costumes. Hoje todos querem ganhar prêmios e para isso sentam-se bem comportados na sala de visitas. Eu sonho com uma arte fora da sala de visitas. Ainda que seja para embalar o sonho de sermos livres das amarras que colocamos em nossas próprias vidas. Que pelo menos na arte a porta permaneça aberta a uma luz escandalosa que nos tire do comodismo geral. Às vezes, a única coisa que salva é a fantasia. E que venha mais beijos.  ( Texto escrito por CÉLIA MUSILLI,  celiamusilli@terra.com.br    extraído da página  4, FOLHA 2, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, domingo, 22 de março de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares