segunda-feira, 9 de março de 2015

MEU PRIMEIRO CELULAR



   É  preto  e  luzidio feito uma pequena lápide.
É um nenetrônico que precisa mamar na tomada todo dia.
Fala,  fota,  filma, , edita  conecta e até dança,  vibrando e deslizando encima da mesa.
Mas tem me servido para nada, pois, quando lembro de levar, está descarregado, ou, quando está carregado, esqueço de levar.
E já me deu vexame. Eu voltava da cidade, cansado do inferno do trânsito, parei num boteco pertinho de casa para aquela cerveja sem culpa.
Aí toca a musiquinha do celular, fui tirar do bolso, deixei cair, peguei, tentei atender, procurando botão, é só tocar, então toquei aqui e ali, e nada.
Notei que todos estavam me olhando, tinha virado um teatreco, teatro de boteco, todos esperando o tal escritor atender o celular.
O sujeito da mesa ao lado estendeu a mão: - Posso ajudar?
Dei o celular, o samaritano fuçou daqui-dali, até descobrir.
- Tá descarregado, tio, - assim me botando no devido lugar, um velho antiquado e distraído.
Perguntei como podia estar descarregado se   tinha tocado. Então tocou de novo, e ele atendeu o celular dele, com musiquinha igual a do meu. O meu não tinha tocado.
Tomei a cerveja, cheguei  em casa, botei o danado na tomada e fui tomar banho, aí ele tocou. Me   enxuguei  depressa, atendi, era  a telefônica querendo me vender não sei o que. Acho que ele é programado pela telefônica para tocar sempre que estou almoçando ou tomando banho.
Mas celular é bom, é muito bom – para ser esquecido mais que guarda-chuva.
Já esqueci no banco,  no açougue, na farmácia e  no supermercado, até   aprender que ele não pode andar na mão, tem de andar no bolso.
Então ando com a carteira num bolso, no outro o celular , parecendo aqueles peões  que, nos anos 50, depois de meses derrubando mata, desembarcavam na rodoviária com maços de dinheiro tão grossos, nos bolsos, que os vigaristas viam de longe e iam atrás.
Mas fomos viajar e Dalva acionou o GPS do celular, que maravilha! Sair daqui e chegar lá onde for, com um mapinha em tempo real te indicando o caminho, uma voz te prevenindo  onde virar que saída pegar na rótula, eteceteretrans, cheguei a beijar o celular.
Mas os planos de entrar no Facebook , motivo pelo qual comprei o danado, esqueci. Simplesmente não tenho paciência para ficar falando de mim, postando banalidades e recebendo em troca trivialidades.
Dalva diz que há um mundo por  descobrir no celular se eu tiver um pouco de paciência e um mínimo de interesse. Então acho que nada tenho de paciência e interesse nenhum, pois continuo só recebendo e fazendo chamadas, para tão pouca gente a quem dei o número, que fico pensando porque tenho celular afinal.
Mas bati umas fotos. Estão não sei onde dentro do Pretinho, como passei a chamar o celular, Espero  que nenhuma sociedade de defesa dos direitos humanos me processe por e-racismo.
E descobri que ele é bom mesmo para anotar as idéias que me vem. Lembro de alguma coisa, pego o papel que sempre levo no bolso de trás da calça, e faço a anotação no papel sobre o celular a palma da mão, e ele que assim se torna uma mini-escrivaninha, a escrita sai legível e alinhada.
Mas às vezes a anotação é longa, idéia para alguma crônica, por exemplo. Então estou pensando em comprar um celular maior, mesmo que não caiba no bolso, pendurarei no pescoço.
Dalva diz que eu devo procurar um psicólogo. E eu nem sabia que já tem psicólogo especializado em celular . Vivendo e...Epa, ele tocou! Quem será? Só atendendo pra saber. Mas cadê o botão?  ( Texto escrito por DOMINGOS PELLEGRINId.pellegrini@sercomtel.com.br , pág. 21, espaço DOMINGOS PELLEGRINI, publicado no JORNAL DE LONDRINA, domingo, 8 de março de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares