domingo, 15 de março de 2015

COM GHANDI E COM KING



   Quem acha que marchas e passeatas não adiantam nada, pode lembrar que  a Revolução Francesa começou com uma marcha para a tomada da Bastilha, presídio onde havia oito presos mas era símbolo da monarquia  - e foi o começo de muitos levantes que mudariam não só a França mas também o mundo.
    O golpe militar de 1964, implantando uma ditadura militar para impedir uma ditadura comunista, foi antes  avalisado  popularmente pelas Marchas com Deus, Pela Família e Liberdade, dando a moral que os militares precisavam para tomar o poder com uma aura de legitimidade.
   Dez  anos depois, a ditadura começava a cair com o povo elegendo 17 senadores do MDB contra apenas cinco do partido do governo. Mas a ditadura só acabaria mesmo quando o povo saiu às ruas nas campanhas da Anistia e das Diretas Já.
    A segregação racial nos Estados Unidos só acabou depois que uma pacata professora, Rosa Parks , ousou dizer não à submissão, recusando-se a sentar nos bancos para os negros no fundo dos ônibus, e um pastor, Martin Luther King, para apoiar seu gesto,  convocou as marchas com que o povo norte-americano transformou aquele “não” num imenso NÃO.
   Os Estados Unidos perderam 55 mil homens na Guerra do Vietnã, enquanto vietnamitas perderam mais de milhão e 500 mil, ou seja, 30 vietnamitas mortos para cada americano.   Mas, militarmente, a guerra era um impasse. O general  Giap,  comandante dos vietnamitas,  sabia entretanto  que  a guerra seria decidida nos Estados Unidos, onde o corpo de cada soldado chegava com o impacto de uma bomba na opinião pública. E, quando o povo foi para as ruas em marcha pedindo o fim da guerra, ela acabou, deixando seus exemplos de fracasso imperialista  e autonomia nacional.
   Ghandi  liderou a luta pela independência   da Índia, contra o poderoso império inglês, sem levantar uma arma ou dizer uma palavra dura, apenas promovendo marchas. Numa visita a Londres,  mais de décadas antes da independência, hospedou-se longe do local das reuniões com o governo britânico, para onde ia a pé, transformando cada caminhada numa marcha caudal de repórteres e fotógrafos a transmitir para o mundo a força de sua fé.  Esperemos que esses exemplos iluminem as marchas de hoje.
   Esperemos também que a PM  saiba cumprir seu papel constitucional, que é manter a ordem pública, isolando e detendo rapidamente os desordeiros e vândalos. Para isso, claro, terá de sair detrás dos escudos, deixando de lançar bombas de gás e disparar tiros de borracha, que só servem para assustar e dispersar os cidadãos, e que  é exatamente o que pretendem os desordeiros e vândalos.
   Esperemos também que os políticos percebam que já passou o momento histórico de promoverem reformas  capazes de tirar a nação do pântano de corrupção e privilégios, burocracia e super-tributação, colocando os  governos  a serviço dos que trabalham e produzem os impostos que pagam os poderes  e serviços públicos, inclusive a `PM
   E que não sejam apenas marchas contra males e malfeitores, mas principalmente a favor – da  República.  ( Texto escrito por DOMINGOS PELLEGRINI,  extraído da página 21. Espaço DOMINGOS PELLEGRINI  d.pellegrini@sercomtel.com.br , publicação do JORNAL DE LONDERINA, domingo, 15 de março de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares