terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

UM EDIFÍCIO EM PEÇAS DE ENCAIXE

As peças pré-moldadas são encaixadas e solidarizadas com aço e concreto de altíssima resistência permitindo mais velocidade à construção, menos funcionários na obra, menos exposição a riscos

Reportagem Local, de CÉLIA GUERRA, publicação pelo caderno CLASSIFICADOS do jornal FOLHA DE LONDRINA, 2 e 3 de fevereiro de 2019
   Empreendimento corporativo de oito andares que está sendo erguido na Gleba Palhano é todo composto em estrutura e painéis pré-moldados
   Desde 2018, nova obra chama a atenção de quem passa pela avenida Ayrton Senna, na Gleba Palhano, em Londrina. Especialmente pela imensa grua que movimenta as peças pré-moldadas, considerada a maior já utilizada na cidade, com capacidade de carregar até 9,5 toneladas. O empreendimento, que nos últimos dias começou a ganhar forma, será um edifício corporativo de oito andares, mais térreo e três subsolos de garagem que totalizam 80 vagas. O sistema construtivo é inédito na cidade. “São peças de um Lego”, ilustra o imobiliarista Raul Fulgêncio. Responsável por reunir o grupo de oito investidores da edificação. 
   A obra é executa pela CGE Engenharia e, como explica o engenheiro civil e proprietário da empresa, Gerson Guariente, o prédio será todo erguido em estrutura pré-moldada. “São realmente peças que se encaixam e que permitem mais velocidade à construção, menos funcionários na obra, menos exposição a riscos.” Quando o empreendimento foi pensado a ideia era utilizar um sistema misto construtivo, parte no modelo tradicional e parte em sistema pré-moldado. “Tínhamos a experiência de um hotel que construímos em Maringá e planejamos repetir.”
   Porém, quando apresentamos a proposta à empresa de Pré-moldados Rotesma, sediada em Chapecó (SC), mas que possui uma unidade em Marialva (Noroeste), veio a surpresa: erguer o edifício totalmente em peças de concreto pré-fabricadas. “Surgiram as dúvidas da engenharia, então fomos conhecer obras de edifícios em execução. Só em Toledo, estão sendo construídos quatro ou cinco nesse modelo”, conta Guariente. 
   O engenheiro não revelou a estimativa de custo da obra, mas garantiu que não apresenta diferenças significativas em relação ao de construções convencionais. O ganho está no adiantamento do prazo final em cerca de seis meses – o prédio deve ser entregue em setembro, totalizando 18 meses de construção. “Uma obra desse porte levaria no mínimo dois anos. Vemos o lado dos investidores que terão o empreendimento mais cedo para o mercado.”
   A tecnologia do concreto pré-moldado, continua ele, permite a montagem de lajes com vãos inteiros, com menos pilares, menos vigas, lajes mais resistentes com menos espessura. Diante das explicações bate aquela dúvida, aquela insegurança: se as peças soltas são montadas “como um Lego”, o que garante a resistência desses encaixes? “São solidarizadas, são soldadas com aço e concreto de altíssima resistência” esclarece Guariente, complementando que há peças onde usa-se apenas o concreto, outras o aço e outras os dois produtos são necessários. “O nível de exigência de segurança que a empresa tem e leva isso a seus funcionários – que são os responsáveis pela montagem – é muito rigoroso. Não sobra medo algum “, garante. 
   Entre as vantagens, Guariente lista ainda o controle mais preciso de custos. “Hoje, temos o custo fechado, medidas impecáveis e uma qualidade de obra que não se consegue produzir no método convencional.” Além de ser uma obra mais limpa. “Não tivemos de nos preocupar com madeiramento, pregos e todos os outros entulhos necessários para montar uma laje”, por exemplo.”
   Para não se dizer que não se usou nada da construção convencional as fundações e contenções de divisas foram feitas de forma tradicional. Tijolos também não entrarão no fechamento das paredes. 
   “Elas são compostas de painéis de concreto que fazem a fachada do prédio. O restante será vidro e revestimento em alumínio”, explica. “A modelagem é bem diferente, não terá gente para reboco, só para acabamento de pintura.”
   Outra novidade está no acabamento de fiação e tomadas. A tecnologia de rodapés que está sendo utilizada traz espaços para esses materiais garantindo visual limpo às salas. Na divisão das paredes o material usado será o drywall, o gesso acartonado. Cada andar tem 350 metros quadrados e caberá ao proprietário de cada piso definir os espaços. 
                                 INOVAÇÃO 
   Sem esconder a satisfação com a obra, Guariente ressalta que, como parte de um grupo de estudos voltado ao planejamento estratégico de governança e inovação da construção civil de Londrina e região era quase que obrigatória. O grupo busca estimular e acolher a inovação na construção civil para inserir as empresas de Londrina e região na quarta revolução industrial, onde a tecnologia otimiza processos e impulsiona negócios. Ele foi presidente e integra a diretoria do Sinduscom (Sindicato da Indústria da Construção Civil) do Norte do Paraná. (FONTE: CÉLIA GUERRA – Reportagem Local, caderno CLASSIFICADOS FOLHA IMOBILIÁRIA E SERVÇOS , 0800-4007011 www.classificados.com.br publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, 2 3 de fevereiro de 2019. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares