terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

HOMESCHOOLING


                              
Transcrição da crônica escrita por RENAN DE QUINTAL, advogado no escritório Batostute Advogados e membro da comissão de direito da família e sucessões da OAB-PR subseção de Londrina 
   A medida provisória (MP)do governo anunciada pela ministra Damares Alves sobre regulamentação do ensino domiciliar dá novos contornos ao tema. A proposta atende ao que o STF em setembro passado, decidiu: que a prática não podia ser exercida no Brasil por falta de regulamentação. E também vai ao encontro do que se espera do governo Bolsonaro, pois a prática do homeschooling atende a interesse de famílias que não apenas criticam o ensino escolar, mas desejam ter maior controle sobre os conteúdos transmitidos aos seus filhos. 
   No entanto, por detrás dos panos o objetivo do governo é enfrentar, de forma velada, a doutrinação nas escolas – uma das principais agendas do governo atual sobre a educação. Até porque o ensino domiciliar, nos moldes propostos, será prática de famílias bem estruturadas e com recursos que permitam não apenas cumprir os requisitos, mas ter tempo e dinheiro para custear tal ensino. É certo: se bem feito e utilizado, o sistema de ensino domiciliar é bastante eficaz (segundo estudos feitos no Brasil e no exterior). O problema fica por conta do conteúdo e do controle particular dos pais sobre o que ensinar aos filhos. 
   A educação, segundo a Constituição Federal (artigo 226), é um dever conjunto de pais e Estado. A exclusão total do Estado e a gerência apenas da família parece algo perigoso do ponto de vista da privação de parte do conhecimento por escolhas ideológicas dos genitores. Ademais, é na escola que aprendemos a viver em sociedade e a ouvir (e respeitar) as opiniões contrárias. 
   Que o Estado seja eficaz no controle e na fiscalização – o que muito me preocupa, pois nosso país ainda é bastante falho quando se pensa em fiscalização – para que não formemos jovens e adultos individualistas, egoístas e avessos a ideias diversas, para que o conhecimento não seja aprisionado por escolhas ideológicas e que o acesso a ele seja livre, seja nas escolas, seja em casa. (FONTE: Crônica escrita por RENAL DE QUINTAL, advogado no escritório Batistude Advogados e membro da comissão de direito da família e sucessões da OAB-PR subseção de Londrina, pagina 2, coluna ESPAÇO ABERTO, 26 e 27 de janeiro de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). * Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres, Os artigos publicados não refletem necessariamente a opinião do jornal. E-mail: opinião@jornaldelondrina.com.br    

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares