terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

MULATANDO


Transcrição da crônica escrita por DOMINGOS PELLEGRINI, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA – 26 e 27 de janeiro de 2019, caderno FOLHA 2, página 2, coluna AOS DOMINGOS PELLEGRINI 
   Falo a palavra “mulato” e alguém adverte: é politicamente incorreto, pois a palavra vem de “mula”. Por isso mesmo continuarei mulatando em vez de falar “pardo”, essa palavra sem graça e sem história, ao contrário da mula.
   A mula, mestiça de égua e burro para as feministas, ou de cavalo e burra para os machistas, já nisso simboliza o destino racial da Humanidade, cada vez mais mestiça. Assim, em vez de sugerir racismo, a palavra sugere integração racial, além de beleza, força e habilidade. Tem barranco que só mula sobe, perigo que só mula pressente. 
   A mula também tem história, até na própria palavra, que vem do Latima “mulus”, pois já lá na Antiguidade e pela Idade Média afora a mula levou víveres para as civilizações. Impérios foram erguidos sobre patas das mulas. No Brasil mesmo, até metade do século passado, a mula foi o principal meio de transporte, levando no lombo ciclos econômicos como do ouro e do café, além do tropeirismo que tantas cidades fundou. 
   Na Segunda Guerra, o Brasil exportou mulas para o transporte de carga das forças aliadas na Europa. Onde os jipes não passavam nas estradas cobertas de neve, nossas mulas passavam galhardamente sem nem ganhar medalhas. 
   Além disso, tenho mula na família: a foto aí acima é de meu avô José, que foi tropeiro, montado orgulhosamente numa mula. Acresce ainda que mulas são bonitas – e então me parece que deixar de usar a palavra “mulata” é apenas sinal de ignorância ou preconceito, essa dupla inseparável. 
   Menino, ouvi explodir nas rádios o samba Mulata Assanhada, de Ataulfo Alves. “Õ, mulata assanhada/que passa com graça/fazendo pirraça/fingindo inocente/tirando o sossego da gente”...
   Ataulfo era mulato, aos oito anos já escrevia versos, conforme Dr. Google, e foi leiteiro, condutor de bois, carregador de malas, menino de recados, engraxate, marceneiro e lavrador. Ou seja, trabalhou feito mula antes de começar a compor aos vinte anos, daí deixando trezentas músicas, um dos mais férteis compositores brasileiros, ao contrário das mulas que são inférteis. 
   “Ah, mulata, se eu pudesse/e se meu dinheiro desse/eu te dava sem pensa/esta terra, este céu, este mar/e ela finge que não sabe/que tem feitiço no olhar” – os versos de Ataulfo são tão límpidos quanto graciosos.
   Mas, ah, a correção política há de notar, a seguir Ataulfo parece consagrar a escravidão: “Ai, meu Deus, que bom seria/ se voltasse a escravidão/eu pegava a escurinha/e prendia no meu coração./ E depois a pretoria/ quem resolvia a questão!”
   A correção política se aterá ao desejo de retorno à escravidão, que entretanto é apenas truque poético momentâneo para – com o precioso trocadilho preto/ria – expressar em seguida o desejo de casar com a mulata. 
   Além do mais, “mula” é palavra feminina a designar o macho e a fêmea, requinte de sua atualidade de gênero. 
   Mas ainda é preciso lembrar da fábula da mula, de Esopo. No curral onde nasceu, bem alimentada e crescendo bonita, a mula se achava a tal, filha de refinada linhagem mulal. Mas, mal acaba de crescer, é levada a viajar domo mula de carga, descobrindo então seu destino amargo. 
   Assim, a mula se põe como exemplo de humildade. Obedece. Serve. Aguenta. Resiste. Mas não aceita mau trato, então empaca, como fazem os povos. 
   George Craig Smith contava que, na primeira caravana para abrir Londrina, no meio da mata a mula chefe empacou e com ela a mulada toda. O guia, um índio velho, falou então na orelha da mula e ela desempacou. 
   Enfim, assim mula é sinônimo de bom senso, bom gosto e bons modos, enquanto pardo lembra pardieiro e pardacento... Então continuo mulatando!. (FONTE: Crônica escrita pela jornalista e escritor DOMINGOS PELLEGRINI, d.pellegrini@sercomtel.com.br página 3, caderno FOLHA 2, coluna AOS DOMINGOS PELLEGRINI, 26 e 27 de janeiro de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares