quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

"A ARTE NUNCA SAI DE VOCÊ'

Frutuoso :  "O importante é viver pela arte e não viver dela"

Frutuoso, um artista norte-paranaense e autodidata muito conhecido em décadas passadas, continua a produzir obras com estilo marcante 
   “Frutuoso”. Quem viveu em Londrina nas décadas de 1980 e 1990 conhece ou já ouviu falar desse nome na área cultural. Hoje, aos 81 anos, José Maria Frutuoso (sobrenome de família, artista plástico e visual , continua a se reinventar na arte, ainda que seu trabalho não seja exposto ao público com tanta frequência. “A arte nunca sai de você”, conta ele, em recente vista da FOLHA em sua residência, onde ele mantém seu ateliê mais com mais de 1.5 mil desenhos e 100 telas de uma vida. Lá, é possível ver sua evolução e conhecer um pouco do perfil e estilo, que perpassa pelo que ele considera expressionista, mas também carrega muitas características do primitivismo, ainda que, assim, não o defina. Independentemente de rótulos, o que impressiona é saber de sua história de vida que começa com a trajetória autodidata ao convívio com artistas. 
   Ainda na infância, Frutuoso começou a esboçar os primeiros traços com a famosa caneta Bic. “Na escola, gostava de desenhar no caderno. Também deixava desenhos na lousa entre uma aula e outra”, lembra. O talento chamava a atenção dos colegas e professor, no entanto, não recebeu ensino formal de arte, o estímulo vinha da vontade pessoal em encontrar uma linguagem própria e criar imagens. “Tudo o que eu fazia – e ainda faço – era muito intuitivo. Observava as paisagens, as pessoas e colocava do meu jeito no papel. Nunca fui de copiar, uso a essência do que vejo como referência”. Não demorou muito e conheceu o artista local Agenor Evangelista, com quem realizou diversas parcerias, e que, tão logo, e apresentou ao gravurista Paulo Menten, que tornou-se nada menos, que seu conselheiro e amigo. Um marco decisivo na vida do autodidata. 
   Na  época, era um jovem cheio de expectativas, porém, sem conhecimento acadêmico. Paulo Menten já era o renomado artista visual que havia escolhido Londrina para morar e trabalhar. “Auxiliava quando os alunos iam até o ateliê e, em troca, ele me deixava ficar lá criando desenhos e pintando algumas telas enquanto ele criava. Era uma oportunidade de observar a forma de ele produzir, como manuseava os materiais e ter contato com um universo que eu não conhecia. Apesar de ser um mestre respeitado da gravura, era muito acessível e gostava de contar histórias,” Entre um trabalho e outro, Mentem dava orientações de livros – de sua imensa biblioteca pessoal – para que Frutuoso aprimorasse seus talentos. “Uma vez ele olhou meu trabalho e disse “Você já tem seu estilo e linguagem, isso é o que mais importa. Se você for estudar com alguém, vão tirar sua identidade e moldá-lo.” Mentem chegou a comparar seu traços com os de artista como Jacques Villon, Leger e Clovis Graciano, com os quais Frutuoso nunca tinha tido contato. 

                                LINGUAGEM PRÓPRIA 

   E lá se foram mais de dez anos de convivência quase diária. Com essa direção do professor da vida, inclusive, o jovem artista passou a eleger alguns temas e tipos de traços que destacassem a plasticidade de sua expressão. Entre eles, a figura humana, em especial a feminina, a paisagem rural, os pássaros, um de cada vez ou todos ao mesmo tempo. “Mas nunca fixei uma temática; minha inspiração é a vida”, resume. Nesta época, como havia desenvolvido sua própria técnica de utilização de materiais, como a tinta acrílica para tecido e, posteriormente, a tinta nanquim, manteve-se nesta linha, Porém, sempre com estilo próprio de cortes fortes e contrastantes. “No começo, eu usava os recursos que tinha em mãos, até mesmo por desconhecer materiais específicos para desenho e tela. Já com o Paulo, tive aproximação com outros materiais e solventes. Até me arrisquei a fazer algumas gravuras, mas não era meu forte”, conta o artista. 
    Ali, era, definitivamente, o começo de uma trajetória em ascensão que lhe rendeu muita produção, trabalhos comerciais e publicitários. Mas teve muito mais. O encontro com sua própria essência e o contato com artistas da época fez, justamente, que Frutuoso tivesse prestígio e participasse de diversas galerias, salões e exposições em Londrina e fora da cidade. “Havia muitos espaços alternativos e eventos que fomentavam a produção por aqui. Ao mesmo tempo, um pensamento cultural que valorizava as artes desenvolvidas.” Apesar da grande dedicação às telas e desenhos, mesmo em tempos áureos, nunca deixou de exercer uma profissão paralela. “Infelizmente, a arte não é vista como trabalho por muitas pessoas e isso dificulta viver dela. Mas, hoje, o que importa para mim é a vontade de continuar a produzir, independentemente dela ser exposta ou adquirida por alguém. O importante é viver pela arte e não viver dela”, diz ele, que, atualmente trabalha numa marcenaria e como segurança de um estabelecimento comercial. Mesmo antes, dividia o tempo com atividades como office-boy, auxiliar de prótese dentária e na construção civil. 
                                   DESAFIOS

   Sua última “aparição” foi com três telas na última edição da exposição Mestre Zumbi dos Palmares, no ano passado. Antes, em 2017, teve uma pequena exposição no Museu de Arte de Londrina. “Hoje em dia eu só produzo conforme minha vontade e não mais para currículo. Se alguém quiser conhecer meus trabalhos, minha casa está de portas abertas.” Enquanto trabalha nos dois empregos, aproveita o tempo livre para descobrir novas artes e técnicas, como pintar em grandes tubos de bobina de plástico. “É um desafio aprender a pintar em outras superfícies, neste caso, arredondada. Também comecei a desenhar em outras dimensões de papel, no formato retangular. Qualquer elemento diferente é sempre uma descoberta de novos caminhos. Para mim, a arte não é só uma finalidade, mas o meio, o sentido da existência. (FONTE: MARIAN TRIGUEIROS – Reportagem Local, Caderno Folha 2, 16 e 17 de fevereiro de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares