terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

CARRIINHO DE ROLIMÃ



   Eu tinha onze anos, meus pais viviam separados e eu vinha passar as férias com o pai na casa dos nonos na Rua Pará. A calçada era nova, lisinha, perfeita para os carrinhos de rolimã de muitos guris que passei a invejar. 
   Estava na varanda com o nonno e o tio Orlando Martinelli, quando passou um carrinho, corri para apreciar do portão. Tio Orlando tinha uma oficina em casa e falou que ia fazer um carrinho para mim, nem acreditei, mas ele voltou com um carrinho melhor do que qualquer outro do mundo, pois era meu. Com aquele carrinho passei a descer pela calçada primeiro com o coração aos pulos, de medo, depois bombando alegria, outros meninos olhando com inveja. O meu carrinho era o melhor da rua!
   Entretanto descobri que o carrinho voava até a esquina lá embaixo mas, depois, era preciso arrastar de volta à esquina lá em cima. Primeiro vento nos cabelos, depois suor na testa. Dua sua varanda nonno percebeu minhas duas caras, a de alegria na descida e a de desgosto na subida, e sentenciou:
   - Tudo que é bom dá trabalho. 
   Foi a primeira lição do meu carrinho de rolimã. Agora, vendo meu neto Caetano passar aqui em casa os finais de semana, os vizinhos Eurides e Pedro Gordam oferecem carrinho feito para netos agora já crescidos, e me revejo no neto pilotando, com alegria nos olhos. Moramos em condomínio agora, com nossa chácara reduzida agora a chacrinha mas com ruas sem tráfego nem perigos, então posso ficar em casa tranquilo enquanto ele voa pelas pistas da imaginação. Quando volta para casa, suando felicidade, digo que Ayrton Senna começou com kart, quem sabe ele seja o primeiro piloto campeão do mundo a começar com carrinho de rolimã, mas ele retifica, não quer ser piloto, só quer que eu leve o carrinho de carro, até o ponto mais alto da rua.
   Repito então a sentença do nonno, tudo que é bom dá trabalho. Ele porém não se prostra, inventa de convida menino vizinho para levarem juntos o carrinho até lá o alto, depois descem os dois juntos, ouço seus gritos de alegria. É uma nova lição do carrinho de rolimã:
   -Trabalho bem dividido soma alegria. 
   Mas lembro que menino eu descia cada vez mais rápido a pista da calçada, até a esquina onde era preciso brecar com os calcanhares freando a arrastar no cimento , os congas ficavam ralados. Passei então a frear pouco, entrando cada vez mais rápido na curva lá na esquina – até que tombei rolando para a rua. 
   Não passava carro algum, naquele tempo em que as ruas ainda eram de paralelepípedos e o trânsito não tinha a pressa de hoje, mas numa próxima vez eu poderia ser atropelado, então alguém alertou o nonno, que novamente sentenciou:
   - Mais devagar dá mais tempo pra tudo.
   Continuei porém fazendo as rolimãs fazerem faíscas na curva, até defrontar com uma senhora levando sacola de feira, tendo de desviar tão rápido que uma das rolimãs se soltou. Tio Orlando prometeu consertar mas, quando voltei para novas férias um ano depois, já tinha crescido tanto que não cabia mais no meu carrinho. Tentei, mas já não tinha graça, embora outros meninos menores olhassem com inveja 
   Eu já tinha então, sempre me esperando, uma paixão que levaria para toda a vida, a leitura. Daí fui deixando o carrinho num canto, até o nonno pergunta porque: enjoei, respondi. Então – ele perguntou – não será hora de dar pra outros o que você ganhou? Fui para a rua e dei o carrinho, voltei me sentindo maior. Cada menino que passava no carrinho me acenava, eu acenava de volta como gente-grande. 
   Agora pergunto a Caetano se ele já sabe a quem dará seu carrinho, ele pergunta porque dar. 
   - Porque você vai crescer por fora e por dentro. (FONTE: Crônica escrita pelo jornalista e escritor DOMINGOS PELLEGRINI, d.pellegrini@sercomtel.com.br página 3, caderno FOLHA 2, coluna AOS DOMINGOS PELLEGRINI, 23 e 24 de fevereiro de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares