sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015


                          ELEVADORES EM CASA

     Item ajuda na acessibilidade e traz mais conforto e praticidade para o dia a dia.

   Se antigamente eles eram itens de uso exclusivo em prédios ou edifícios comerciais, hoje em dia os elevadores podem facilmente ser encontrados em vários projetos residenciais. Segundo a arquiteta Ana Carolina Mazzarottto, do escritório AMR Arquitetura, o uso dos elevadores em casa  vem crescendo devido a uma mudança na sociedade. “As pessoas estão vivendo mais e buscando cada vez mais qualidade de vida e conforto. Elas constroem hoje já pensando na facilidade de não precisar usar as  escadas  no futuro”. Além disso, os  elevadores  podem facilitar muito o dia a dia da casa, seja com o transporte de compras e objetos ou na hora de receber uma visita.
   Os terrenos, cada vez mais caros e com metragens menores, também ajudam a impulsionar os  projetos com elevadores,  conforme a arquiteta. “ Com os terrenos mais compactos cria-se a necessidade de construir as casas com dois ou três pavimentos”, explica Ana Carolina. Para o gerente comercial da Daiken Elevadores, Fabrício Serbake, o uso de elevadores em residências já é uma tendência.  “ Com certeza esse é um mercado que está crescendo. Temos um aumento de 60% a 70% nas vendas de elevadores  residenciais a cada ano”.
   Segundo Sertake, o preço dos elevadores varia de acordo com cada modelo e parte de R$ 40 mil  até  R$ 75 mil. “A tendência, no entanto, é que o produto fique ainda mais barato, já que atingindo escalas maiores de produção o preço tende a melhorar”. Já o público que investe em elevadores é bem dividido. “A maioria das pessoas que estão construindo e que estão na faixa dos 40, 50 anos, colocam os elevadores já pensando em uma melhor acessibilidade no futuro, além do conforto atual. Já o publico mais velho, de 60, 70 anos, já tem uma casa construída e deseja reformar o imóvel para adequá-lo ao elevador”, conta o gerente.
   A arquiteta Ana Carolina Mazzarotto explica que uma boa solução para quem pretende instalar uma elevador em casa, mas não tem como arcar com os custos no momento,é deixar a estrutura pronta durante a obra. “É possível deixar a caixa do elevador já pronta no projeto e fazer a instalação posteriormente. Para  isso é preciso pesquisar o modelo que será instalado para não ter problemas com as dimensões .”  Bruna Quintanilha  Reportagem Local. Fotos: Celso Kruger, Marcelo Stammer, Eduardo Adura e Divulgação; ‘’As pessoas constroem hoje já pensando na facilidade de não precisar utilizar as escadas no futuro’’  FIQUE ATENTO * Elevadores residências têm normas próprias e diferentes dos modelos tradicionais.  *-   A velocidade desse tipo de elevador é mais lenta  do que a de elevadores comerciais ou de prédios.  * Eles podem transportar no máximo três pessoas  e 225 Kg.  * Os elevadores residenciais podem ser instalados em casas com no máximo 4 pavimentos  e ter um percurso de  12 metros.

EM HARMONIA COMA DECORAÇÃO

     Um dos maiores desafios dos arquitetos é fazer com que os elevadores residenciais fiquem em harmonia com o projeto arquitetônico de cada casa. Segundo a arquiteta Renata Mueller, há duas formas de incluir os elevadores no projeto. “É possível tanto integrá-los ao ambiente e ‘camuflá-los’ trabalhando a caixa conforme a decoração da residência, quanto transformá-los em monumentos e pontos de destaque da casa, como no caso dos elevadores envidraçados”.
Para isso, a decoração das caixas dos elevadores pode ser feita com diversos materiais como alvenaria, marcenaria, adesivos, vidros, entre outros.
Para a arquiteta Ana Carolina Mazzarotto, os elevadores se encaixam perfeitamente nos projetos arquitetônicos contemporâneos. “Além disso, eles já vêm com um ótimo acabamento interno”.
Conforme o diretor comercial da Daiken Elevaddores, Fabrício Serbrake, o interior dos elevadores também pode ser adaptado ao gosto do cliente. “Os revestimentos das cabines são os opcionais mais customizados pelos clientes, como a escolha do piso, teto e paredes.”
Outro fator importante e que deve ser observado , de acordo com Renata, é a iluminação. “A iluminação do elevador é bastante importante e pode ser usada de diversas formas, principalmente para não transmitir a sensação de um elevador comercial. Por isso, é essencial personalizá-lo com luzes mais quentes, versatilidade que os elevadores comerciais não oferecem “, explica.
Conforme Ana Carolina, o cômodo da casa que vai receberá o elevador vai variar de acordo com as necessidades dos moradores. “Porém, recomendamos que ele abra para uma área de circulação que esteja perto de acessos para espaços de serviço e sociais e que sirvam de ponte para as áreas íntimas.” Uma boa idéia, conforme a arquiteta, é concentrar a área de circulação , deixando os elevadores junto das escadas. “Unificando essa área é possível, por exemplo, circundar o elevador coma escada. Fica bonito e superfuncional”, aconselha. (B.Q.) FONTE: ESPECIAL VERÃO FOLHA DA SEXTA publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, 20 de fevereiro de 2015)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares