domingo, 15 de fevereiro de 2015

NOTÍCIAS DA CHÁCARA



     ABELHAS Jatay todo ano vinham fazer colméia num armário de madeira na área de serviços, e morriam aos montes, pois o armário é de guardar produtos de limpeza. Então colocamos caixa de madeira própria para colméia, comprada em apiário, elas adotaram e zanzanzunem feito doidas, voejando em volta, entrando e saindo da caixa. Veremos o que sai daí. Quem diria que um dia poderíamos ter mel de jatay.

BRAVO sumiu! Procuramos na chácara toda, até  que lembrei de olhar no meu escritório, ele estava  lá dormindo tranquilamente. É que saí fechando a porta e ele ficou lá. Estamos lhe fazendo muito carinho,  está com um tumor enorme numa perna, do tamanho de um melão. É benigno, mas não dá para extirpar com cirurgia. Então vai continuar assim, tranqüilo que só, e com a audição sempre perfeita: se alguém passa na calçada, ele levanta a  orelha E se alguém fala seu nome, até de longe, mesmo deitado ele abana o rabo. Cochila quase o tempo todo, treinando para o grande sono.

FLOR  de bananeira agora estamos  colhendo, só para comer picada e refogadinha. Vimos receita  na tevê, é delícia. Assim passamos a usar a bananeira inteira: as folhas secas recobrem o chão do bananal, os caules apodrecem em redor das mudas de frutíferas, adubando, e comemos as bananas e agora as flores. Frase de efeito: a bananeira é um boi vegetal.

MANDIOCAS estão quase no ponto de colheita. Aí iremos desenterrando uma a cada semana ou quinzena, já plantando outra na mesma cova. Cabral descobriu e a mandioca inventou o Brasil.

MARACUJAZEIRO  abriu a primeira flor! Fagundes Varela viu na flor do maracujá “coroa de espinhos/cálice de angústias”. Não tenho visão tão dolorosa. Acho só que mais bonita que a flor do maracujá não há. E é uma festa para as abelhas, que, além de sugar seu néctar, suponho que polinizam, para que venham os frutos. Beleza seguida de doçura, sem espinhos, ao alcance da mão. Obrigado,  irmão!

FRAMBOEZAS, ao contrário, são frutas miúdas e de casca fina, mas seus galhos têm espinhos mais agarrentos que roseira. Capricho da natureza, defendendo com garras cortantes a beleza ou a doçura. Mas não é assim na vida em geral? Tudo tem seu preço ou suas presas. O maracujazeiro mesmo, tão amigável, no entanto é trepadeira que vai subindo em árvores, vai se espalhando, se a gente deixar entra  pela janela do banheiro e toma banho com a gente. É preciso podar, eis seu preço.
 
DALVA queimando galhos no domingo de manhã é coisa de se filmar. De macacão, botas e luvas, ela ataca os montes de galhos secos e vai jogando no queimador,  tão feminina quanto firme, tão bonita quanto decidida. Seu macacão fica empapado de suor. Depois toma banho, senta no terraço enquanto estou terminando o almoço, e lhe sirvo uma cerveja gelada e cálice de cristal, ela diz que sou o melhor marido do mundo, e eu, até por ser seu único marido, acredito. Poeminho: Não procure longe/só se localize:/ felicidade se esconde/nas pequenices. ( Texto do escritor DOMINGOS PELLEGRINI, extraído do espaço  cultura/Crônica, pag. 21, publicação do JORNAL DE LONDRINA, domingo, 15 a 17 de fevereiro de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares