domingo, 22 de fevereiro de 2015

DIÁLOGOS COM A CHUVA



    A chuva veio para a alegria geral dos que celebram muito mais do que vitórias no Carnaval. A seca que nos deu um susto não está resolvida ainda, porque a chuva é mulher e tem suas manhas. Cai hoje aqui, amanhã ali, muda de idéia como a Lua, um dia cheia, em outro apenas um fiapo,  no outro sumiço completo.
   Aprendemos com a  falta de chuvas os truques de gente distante, nunca no Sul e no Sudeste falou-se tanto em cisternas, coletores de vários tipos e economia de guerra. Tudo isso o Nordeste conhece de sobra, sua população pode nos dar aulas magnas sobre medidas de emergência na seca.  Se  pensam que por conta disso eles se livraram dos flagelos, estão também equivocados, estados nordestinos continuam padecendo com a falta d’água, testam a transposição do rio São Francisco aqui e ali, mas sabe-se que na sua nascente, o Velho Chico recuou, secou, agora voltou a renascer um bocadinho , não se sabe por quanto tempo. A natureza é sazonal, quando as estações se confundem e o clima muda de humor, não adianta construir reservatórios, a água não brota em canos, ela precisa das matas.
   Mas gosto mesmo é de poemas sobre a chuva, acho que eles têm o mesmo apelo da dança dos índios,. Quando a gente fala com a chuva com delicadeza, ela vem,  primeiro invisível, entre as nuvens, mas depois se senta num banquinho e vem ouvir poemas e orações. A chuva tem ouvidos sensíveis, escuta preces como esta: “Pai, faz cair do céu sobre a terra árida / a chuva desejada / a fim de que renasça  os frutos / e sejam salvos homens e animais”.
   Também acredito em chuvas que preferem o baião, são aquelas reverenciadas pelo grande Luiz Gonzaga. “Hoje longe muitas léguas / numa triste solidão / espero a chuva cair de novo / pra eu voltar pro meu sertão”.
   Ontem á noite, em diálogo com a chuva, eu dizia “obrigada” e ela batia uma vez na lata. Eu insistia: “Gostei de sua visita”. Ela batia duas vezes. E quando finalmente li em voz alta um poema de Joaquim Cardozo, autor do Recife que sabe muito sobre o clima, ouvi toques que pareciam um surdo tardio das escolas de samba: “Macaiberas chovendo / Cheiro de flor amarela;/ Cheiro de chão que amanhece./ Estavas sob a latada / Quando te abri a  janela”...
   Mas chorei junto com a chuva quando li para ela um dos poemas mais bonitos de Cardozo, um poema em que ele chove inteiro, reverenciando as frutas de sua terra :

CHUVA DE CAJU

Como te chamas, pequena  chuva inconstante e breve?
Como te chamas, dize, chuva simples e leve?
Teresa? Maria?
Entra, invade a casa, molha o chão
Molha a mesa e os livros
Sei de onde vens, sei por onde andaste.
Vem dos subúrbios distantes, dos sítios aromáticos
Onde as mangueiras florescem, onde há cajus e
mangabas.
Onde os coqueiros se aprumam  nos baldes viveiros
E em noites de lua cheia passam rondando os
maruins:
Lama viva, espírito do ar noturno do mangue.
Invade a casa, molha o chão,
Muito me agrada a tua companhia,
Porque eu te quero muito bem, doce chuva,
Quer te chamar Teresa ou Maria?

   Com esse poema descobri que a chuva tem nome de mulher, coisa que eu pressentia na infância, nos quintais do Norte do Paraná, onde a chuva acompanha a maturação das frutas com zelo de mãe que dá banho nos filhos e os apronta para um carnaval sem datas. ( Texto escrito por CÉKIA MUSILLI,  celiamusilli@terra.com.br   pág . 2 do caderno FOLHA 2, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, domingo, 22 de fevereiro de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares