domingo, 15 de fevereiro de 2015

A FÉ NO SEU LUGAR



     12 de fevereiro  é considerado o Dia do Orgulho Ateu, nem sabia que existia esta data escolhida em homenagem a Charles Darwin , que nasceu neste dia. Não sou atéia, aliás, a minha crença é uma galeria panteísta – mas prefiro os ateus a Bolsonaros,  Felicianos  e Eduardos Cunha que hoje infestam o Congresso com preconceitos que parecem de origem religiosa, mas acho que não passam de limitação mesmo. Um fato importante sobre o movimento ateu é que ele luta pelo Estado laico, bandeira que em tempos conturbados serve de ponto de reflexão num mundo tomado por “estados islâmicos” que subtraem de Deus o que ele pode oferecer de melhor: o amor a todas as criaturas, que partilham ou não das mesmas crenças. A idéia de fé perde o valor se não houver amor, como ensinou São Francisco de Assis.
     Não aprecio muito esta história de datas, mas o Dia do Orgulho Ateu foi propício às pessoas se manifestarem contra o preconceito que sofre também quem não acredita em Deus.  Eu, como disse, tenho alma panteísta, acredito que os deuses se adaptam às culturas ou vice-versa. Tudo tem valor se for para reforçar tão somente o sentido de “humanidade”. De manhã, sou xintoísta, acordo em reverência total à natureza – à tarde, no intuito de perdoar as contrariedades, me torno cristã. À noite, sou tomada por compaixão budista depois de observar as falhas humanas. Minha fé é pluralista. Acham também que eu iria perder toda beleza e a bênção dos orixás?
     O Brasil tem 0,39% de ateus e agnósticos, segundo o censo de 2010 do IBGE. Eles reivindicam um feriado no calendário, o Dia do Ateu, porque se sentem discriminados  e querem sair do armário. Sim, há quem faça cara feia quando alguém declara que não acredita em Deus. Engraçado que não tem a mesma reação se alguém declara que não acredita no diabo.  Esta turma não compreende a dinâmica do pensamento dialético
     Falar sobre Deus e as religiões é tocar numa teia delicadíssima, mas acho importante como exercício filosófico. Pessoas livres não se esquivam de pensar sobre nada, não será com a repressão ao pensamento que ele irá evoluir. Então, acredito que é importante pensar sobre tudo, ainda que isso ameace os que não conseguem  pensar “fora da caixinha”. Uma onda de pânico se levanta quando a gente toca em determinados assuntos, pânico e resistência, com cada um defendendo aquilo que precisa acreditar.  Acredito mesmo que a fé é um pilar que sustenta  as pessoas. Mexer nessa estrutura é sempre  um risco, mas nada evolui sem ousadia.
     O filósofo americano Michael Largo, autor de “Lunáticos por Deus” (editora  Lafonte), participou de cultos e freqüentou todos os tipos de religião. Concluiu que a idéia das religiões teve origem no medo da morte. Na Antiguidade, a mortalidade era muito precoce, houve épocas em que as pessoas morriam em torno dos 18 anos, os parentes olhavam o corpo sem vida e perguntavam: “para onde vai este ser querido?” Criaram-se assim os cultos da morte – que derivariam para as religiões – como forma de consolação.
     Na verdade, não há como negar a idéia de que Deus  conforta, o que não é suficiente para convertê-la numa espécie de tabu. Há medidas para tudo, de valores e crenças até torcida de futebol. Cada um abraça a fé conforme as  necessidades. Talvez minha coerência seja manter a dúvida até o fim. Intrigante é saber que Charles Darwin, que revolucionou o cristianismo opondo-a ao princípio da evolução das espécies, tenha morrido abraçado a uma Bíblia. Não estranho, ele era um anglicano. Só que no meu pensamento cada um morre abraçado ao que lhe conforta. Sei de uma pessoa que morreu abraçada  a um instrumento musical. O que o homem não pode é achar que é superior pelo seu tipo de fé ou dogma. Há uma perspectiva, por exemplo, do pensamento indígena, que subverte esta ordem das coisas, considerando que a espécie humana evoluiu para espécies animais, o que inverte a nossa ótica. Não podemos ser vaidosos a ponto de cultivarmos a idéia de Deus, ou mesmo das religiões, para consagrar nossa “superioridade” sobre outras pessoas ou até mesmo outras espécies.  Como disse Darwin, invertendo a lógica da extrema importância que a humanidade dá a si mesma: “O homem, em sua arrogância, pensa de si mesmo como uma grande obra, merecedora da intervenção de uma divindade.” Coisas a se pensar. ( Texto escrito por CÉLIA MUSILLI,
celiamusilli@terra.com.br , extraído fa Folha 2, pag. 4, espaço CÉLIA MUSILLI, publicação da FOLHA DE LONDRINA, domingo, 15 de fevereiro de 2015).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares