sábado, 21 de fevereiro de 2015

ARROZ DE TAIOBA



     No começo do ano passado minha esposa foi visitar parentes em Ponte  Nova,  estado de Minas Gerais, onde passou alguns dias na casa dos tios Sebastião e Maria.  Assim como muitos mineiros, Sebastião e Maria vieram para o Norte do Paraná na década de 1960 para trabalhar nas fazendas de café.  Naquela época era comum famílias  inteiras de mineiros virem trabalhar nas lavouras e algumas delas fincavam raízes na terra vermelha, outras voltavam para Minas  ou se dispersavam por outras localidades.
     Sebastião e Maria, mais conhecidos como Tião das Linguiças e Dona Tuca, depois de muitos anos  de trabalho árduo no Paraná, acabaram retornando para Minas.  Essa viagem aumentou o interesse da minha esposa pela comida mineira, afinal, quem pode fazer desfeita a uma canjiquinha, leitão à pururuca, bambá de couve, frango com quiabo ou feijão tropeiro, servidos com a cordialidade mineira? E resistir aos doces de mamão, ambrosia ou queijo com goiabada? A cozinha mineira é singular, tem um sabor de história, remete aos costumes dos índios, dos escravos e às tradições dos colonizadores portugueses, dos bandeirantes e tropeiros. Por isso se utiliza muito de produtos como milho, mandioca, carne de galinha e de porco, além de uma variedade de temperos, pimentas e plantas, inclusive algumas já esquecidas por grande parte da população, como o lobrobó  (ora-pronóbis)  e a taioba.
     Assim, para minha surpresa, ao retornar da viagem ela retirou da mala algumas mudas de taioba, planta muito consumida  pelos mineiros, dizendo que seus tios nos haviam mandado para que eu as plantasse no quintal de casa.  Fiz isso de imediato e dali a poucos dias as mudas já estavam firmes na terra rosa de Londrina.
     A segunda surpresa foi observar que após alguns meses a taioba havia se esparramado pela horta, tomando o lugar das outras plantas.  Não tive dúvidas, passei o facão nas folhagens e comemos taioba refogada por vários dias. Fiz isso sem saber que haveria uma terceira surpresa., a qual me trouxe muito trabalho, porque no final do ano, ao atender um telefonema, constatei com alegria que quem nos procurava  era o Tião das Linguiças: pessoa querida, simples e sábia, jeito mineiro de ser. E na sua mineirice relatou que viajariam ao Norte do Paraná para rever os parentes, beijar o chão paranaense e comer um lombinho de porco com arroz de taioba, pois sabia que as mudas haveriam de ter vingado, disse ele, na melhor terra do mundo.
     Conhecendo a cultura mineira, ficou claro pra mim que ele agiu como bom mineiro, dando mudas de caso pensado, ou seja, comer arroz de taioba quando viesse na nossa casa.  Como havia arrancado as taiobas da horta, lá fui eu  percorrer as feiras, falar com os amigos, e explicar para as pessoas o eu era taioba.  A tarefa foi difícil e só se tornou possível quando deixei a cidade e fui para a zona rural buscar uma ramada no sítio do Zilo no distrito de Guairacá, na beira do rio Tibagi. Quando o almoço ficou pronto contei aos tios sobre o ocorrido, o que foi motivo de muitas risadas. O arroz de taioba ficou delicioso e aprendi que não se joga fora um presente sem pensar nas intenções de quem nos presenteou. ( Texto escrito por GERSON ANTONIO MELATTI, leitor da FOLHA RURAL, dela extraído, pág. 2, espaço Dedo de Prosa, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, sábado, 21 de fevereiro de2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares