domingo, 4 de janeiro de 2015

SABER VIVER


     A vida está condicionada ao tempo, mas também ao espaço e a tudo que faz parte normal de seu envolvimento. Como dom, o tempo é oportunidade para a pessoa desenvolver suas atividades e poder realizar obras boas. Para isto, cada indivíduo tem, na sua história de vida, talentos que devem ser trabalhados, tendo atitude sábia de discernimento  do que é bom ou ruim, e constante vigilância.
     Só sabe viver quem consegue ser sóbrio, simples e transparente. Isto ajuda a superar os diversos  tipos de necessidades que afetam seu cotidiano. Não é saudável ser omisso na realização  do bem, quando isto é possível na vida. Creio que o saber viver está mais centrado no que a pessoa  faz pelo outro, do que o que dele recebe. É mais gratificante dar do que receber.
     A pessoa nasce, cresce e leva  consigo algumas virtudes, ou talentos, que podem ajudá-la no seu viver. Mas devem ser canalizados para atividades saudáveis na construção do bem. Muitos colocam suas possibilidades a serviço do mal, contribuindo para uma vida infeliz e má. Esconder os talentos e perder  oportunidades e cavar a própria derrota.
     Em muitas realidades experimentamos situação de fechamento e indiferentismo em relação ao próximo, ao estrangeiro, ao doente, aos marginalizados, aos moradores de rua, aos em situação de necessidade. A acomodação ocasiona individualismo, preocupação com o próprio bem-estar, estresse e insensibilidade ao sofrimento alheio.
     È preciso fazer render os dons que possuímos. Na cultura moderna temos que ser criativos, evitando a ótica capitalista, porque ela é excludente e legitima os bens econômicos em vista do acúmulo nas mãos dos espertos. Evitar atitudes egoístas é ser corajoso na prática do amor e da justiça. Não enterrar talentos por egoísmo, medo ou comodismo.
     No tempo tudo é transitório, tudo passa e há o perigo de as mãos ficarem vazias. O que dura  são as obras feitas com sabedoria, como expressão do verdadeiro amor. Paulo explica isto dizendo “O amor jamais passará”.  ( I Cor 13,8.) Sabe viver quem consegue abrir-se para essa realidade.  ( Texto de DOM PAULO MENDES PEIXOTO, Arcebispo de Uberaba, MG, com publicação no jornal católico O LUTADOR – 21 A 31 – DEZEMBRO – 2014, pag 11, espaço HORIZONTE, pag 11).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares