quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

EMPATIA, PSICOPATIA E PRIMEIRA INFÂNCIA

 

Creio que a sensibilidade aflorada pela passagem dos festejos natalinos tenha motivado a FOLHA a nos brindar no dia 28 de dezembro  um primoroso artigo intitulado “O caminho para a empatia”, do professor/doutor Luís Miguel  Luzio dos Santos( Espaço Aberto), uma entrevista com a psicóloga/professora Paula Inez da Cunha Grande, sob o tema “Psicopatas também são vítimas”, e, por fim, nas páginas 7 e 8 com duas reportagens que tratavam da primeira infância, fase que vai do nascimento até os 6 anos. Três temas com enfoques diferentes, porém que mais que mera informação  jornalística, promovem uma reflexão sobre mudanças de atitudes necessárias para fazer uma sociedade mais justa e mais humanizada.
     Há muito reconhecemos que a primeira infância é primordial para a formação integral da pessoa e que os registros dessa fase repercutirão ao longo de toda sua existência. Quando os registros negativos são mais acentuados, podem gerar distúrbios comportamentais que interferirão de forma decisiva  nas atitudes e decisões da pessoa frente ao mundo. É assim para o cidadão comum,  mas também  o é para o psicopata, o dependente químico, o assassino, etc.
     O americano Carl Rogers, um dos mais influentes pensadores do século 20, educador e psicólogo humanista  (1902-1987), criador da “Abordagem Centrada na Pessoa”, afirmava que “todo ser humano nasce dotado de uma predisposição para a autorregulação.  Se não a atingir, é porque não encontrou no meio as condições propícias”. Colocava como a condição primordial  para a autorregulação a compreensão empática. Essa condição – somada a outras – quando experenciada em profundidade promove uma sensação de unicidade, de segurança e bem-estar psíquico, ao que ele chamou de congruência. Quanto mais congruente o  indivíduo, menores as possibilidades de desvirtuar-se.
     Na primeira infância, conforme a matéria jornalística enfatizou , ocorre em torno de 70% da formação do cérebro dos seres humanos, logo é fertilíssimo para se proporcionar as condições adequadas que formarão as bases para o futuro cidadão. A observação clínica dirigida por Roger mostrou que pessoas que foram compreendidas empaticamente  também desenvolveram empatia ( termo que significa “sentir-se dentro”, em referência a “sentir-se no lugar do outro”). . É uma condição regida por leis internas e que não pode ser falseada por convencionamentos sociais e regras. Uns a desenvolve em maior escala, outros em menor, mas todos podem  aperfeiçoá-la  com exercícios, conforme recomenda o artigo referido acima, com exceção para as pessoas profundamente incongruentes  como é o caso dos psicopatas, onde ela é inexistente. É mais presente nos terapeutas, professores, religiosos, assistentes sociais, profissionais da saúde, etc., não como fruto da formação, mas ao contrário, por ter sido a motivação que os conduziu à formação.
     Uma  sociedade mais justa, mais fraterna, logo, mias humanizada, requer pessoas com capacidade de demonstrar empatia. A violência gratuita presente no cotidiano das nossas cidades e até mesmo os atos de corrupção,  são oriundos da falta dela, que gera a ganância, egoísmo  e a insensibilidade com o sofrimento do outro. Mas aquele que é capaz de colocar-se no lugar do outro de forma profunda e compreensiva, não deseja o que não lhe pertence.
     Não ansiamos ter uma sociedade perfeita, mas reconhecemos que muitos danos sociais poderiam ser amenizados com um olhar diferenciado para a primeira infância, que tem se apresentado como fonte de todos os distúrbios, embora potencialmente seja a fonte de todas as virtudes. ( Texto extraído do ESPAÇO ABERTO, pag. 2, escrito por JAIR QUEIROZ, psicólogo clínico e pós-graduado em segurança pública em Londrina, publicado na FOLHA DE LONDRINA, quarta-feira,14 de janeiro de 2015).
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares