sábado, 31 de janeiro de 2015

A PRAÇA



“Com esse prefixo musical, amigos ouvintes, vai para o ar o serviço de alto-falante...”  Era assim que a música enchia os céus da pequena cidade em formato de sol, com suas ruas saindo como raios da praça central.
     Reunidos na praça, jovens, crianças, senhoras que saíam da igreja e se sentavam para esticar as conversas ou simplesmente com a desculpa de esperar os filhos. Homens jogavam nos bares em volta, o  pipoqueiro simpático na profissão há décadas  sorria, namorados buscavam os cantos mais discretos,  bêbados inofensivos perambulavam por ali.
     A música continuava com interação do locutor de voz  empolgada : “E agora, amigos e ouvintes, na voz do brasa Roberto Carlos, alguém oferece a Aparecida com os dizeres da música Namoradinha de um amigo meu”.
     Logo depois, com outras informações, o locutor continuava, mais empolgado: “ E atenção, Maria de Fátima, essa música o Pedrão oferece a você com  amor, ternura e algo mais...” Receba as flores que lhe dou, com Nelson Ned, enchia o ar de romance!
     Enquanto alguns namoravam, moças e rapazes passeavam em volta da praça. Hoje não consigo ver graça nessas voltas  mas certamente era para a paquera! Se houvesse algum cara ou garota de fora, isto é, de outra cidade, fazia o maior sucesso. E novamente o locutor era o que fazia a ponte:  “Atenção, José Carlos, estão pedindo pra você apresentar a sua prima... Apresenta!”.
     Tinha umas mensagens estranhas que chegavam ao locutor por meio de bilhetes, como: alguém oferece a alguém e esse alguém saberá quem.  Um trava línguas ou mensagem secreta de algum amor proibido.
     Ouviam-se músicas românticas, da jovem guarda, algumas mais antigas, os prefixos eram clássicos  de Ray Conniff e orquestra. Ah, e tinha as sertanejas, de raiz, geralmente solicitadas pelos jovens ou adultos que moravam na zona rural e vinham para a cidade. Lembravam os aniversários, casamentos,  as festas e os velórios.  Para isso a música mudava,  tocava-se a Ave Maria e num tom sério e triste, a voz mais rouca que de costume: “Aviso de falecimento! Faleceu hoje... Aos que se fizerem presentes, a família enlutada agradece”.
     Mas a  praça ficava animada mesmo era com as festas e quermesses.  Vinha muita gente de fora e principalmente os mais jovens se assanhavam na expectativa de arrumarem um namorado novo.
     Os mais abastados entravam no salão paroquial, sentavam com suas famílias e amigos, bebiam e comiam frango assado. Nas portas, as barracas de coelho, bola na lata.
     Lá fora,  as voltas na praça eram o melhor da festa” Com a música solta, as pessoas riam, sonhavam, choravam e até brigavam. Apaixonavam-se ou rompiam-se namoros. Era música oferecida para outro amor, para o ex, com despeito, para os amigos com sincera amizade.
     “Alguém te espera no caramanchão...você   é um pão...você é a garota que minha mãe quer para nora...” e assim por diante.
     Todo aquele festival de som, sonho, paixão e desilusão, alegria pelas coisas simples, o vento conduzia em ondas pela cidade em formas de sol, iluminada pelas estrelas e pela lua, que observavam tudo e tudo guardavam no baú da saudade de um tempo e um lugar que não existem mais. ( Texto escrito por ESTELA MARIA FREDERICO FERREIRA, leitora da FOLHA, extraído da pag. 2, espaço DEDO DE PROSA,  da FOLHA RURAL,  publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, sábado, 31
de janeiro de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares