sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

“JE SUIS CHARLIE"

      Je suis Charlei. E se não era antes, seria agora. Sou Charlei, sou todos os jornalistas, sou todos os policiais que lutam pela verdade, justiça e correção. Sou e quem não é? Quem aceita,  em pleno século 21 que, em nome de discordância de ordem política, religiosa, social, ou qualquer outra, alguém tire a vida de outra pessoa?
     Queremos paz! Queremos ver as pessoas em congraçamentos, ainda que nossos deuses sejam vistos de maneiras  distintas: ainda que os políticos que defendemos sejam o oposto do que outros defendem: ainda que nossas idéias  sejam opostas. Isto porque o outro é outro e não é  nossa imagem e semelhança. O outro pensa diferente, sente diferente, tem uma vivência particular, que lhe dá peculiaridades que nem sempre entendidas por nós. Mas entender ou não é uma questão da nossa possibilidade de compreensão. Não se trata de considerar abominável  tudo o que é diferente do que somos e pensamos.
     Em nome da nossa justiça, daquilo que cremos, não temos o direito de fazer justiça a nosso modo. Há a justiça de cada país. Há justiça internacional, aquela de caráter mundial, que contempla os direitos universais. Na medida em que deixamos de lado o direito constituído para a realização de justiça pessoal, isso passa a ser antijustiça.
     Quero estar do lado da paz. Quero estar do lado dos que sofrem atrocidades. Quero estar do lado da liberdade. Por querer  isso,  hoje  chorei de dor. A dor de quem vê  a possibilidade do  mundo ir se encurtando, ir se fechando, ir se calando pelas armas. Cadê nossa humanidade? Que humanidade tem sido essa de desconsiderar o humano?
     Que fazer para mudar esse quadro? Sendo gente! Sendo humano! Há que ser melhor para ultrapassar o mal. Que a maldade cometida contra essas pessoas, que foram atacadas na última quarta-feira em Paris, nos faça melhores, mais fortes, mais solidários mais resistentes. Que nosso brado contra a injustiça seja mais forte! Que o silêncio das mortes seja quebrado pelo grito pela vida! Com lápis e papel na mão! Com um computador e nada mais. É nesse ambiente que reconhecemos os fortes. Estes estão onde o pensar está. Estão onde existe a capacidade de amar, de fazer humor, de reconfigurar  idéias em prol de um mundo melhor.
     Esse pensar em prol de uma sociedade melhor com humor e com arte sempre haverá.  Os que assim agem são movidos pela sensibilidade, pela delicadeza  com o outro, pela genialidade do traço, do movimento, do gesto, da voz. É nesses que acredito, visto que precisam de apenas da arte para mobilizar o mundo. É desses que o mundo precisa. São essas perdas que o mundo lamenta.
     Nenhuma arma tira esses seres de circulação. Suas idéias continuam, visto que a vida se vai, mas a história continua... E a história que o mundo quer é de paz! Nada de armas! Apenas lápis e pape l na mão. É assim que a história é escrita!  Ria quem puder, chore quem precisar, entenda quem souber.  ( Texto escrito por LUCINEA A. REZENDE, professora do departamento de Educação da  Universidade Estadual de Londrina, ESPAÇO ABERTO, PAG 2, publicado pela FOLHA DE LONDRINA, sexta-feira, 9 de janeiro de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares