domingo, 4 de janeiro de 2015

CARTA PARA 2015


     Em 2015 vou sobreviver ensolarada, deixando para trás as sombras de 2014 que acabei de trancar no porão de um navio. O ano se foi com as sombras desfolhadas, os rios sem peixes, a terra sem chuva, os amigos que perderam filhos, o que perdi em mim mesma, ainda que tenha sido só um pouquinho a cada dia. Casas e pessoas desmancham-se em doses homeopáticas.
     O que  teria sido o ano sem os livros de Manoel de Barros depois de sua partida, com a poesia nacional suspensa na UTI.
     O que teria sido do ano sem o seu abraço, sem aquele filme em que fomos protagonistas, nouvelle vague paulistana, na estação do metrô.
     O que teria sido do ano sem aquela noite na Praça Roosevelt, onde revi as cenas de Walter Hugo Khoury pela narrativa de seus olhos.
     O que teria sido o ano sem os recitais de poesias e a audição solitária de música depois da meia-noite, além das operas fervilhantes que  vi  no teatro onde orquestras desafinam antes da hora, acostumando nossos ouvidos à dissonância.
     O que teria sido do ano sem meus filhos aparecendo e desaparecendo como cometas, deixando aqui em casa a rota circular de seus afetos. Descobri assim que o amor é redondo como o mundo.
     O que teria sido do ano se fosse apenas um período eleitoral em que causamos mágoas uns aos outros, brigando por siglas que se misturam e ideologias falidas
     O que teria sido do ano se restasse apenas o noticiário falando  de crianças que morreram esquecidas nos carros, presas aos cintos da insolação.
     O  que teria sido do ano se computássemos perdas sem nenhum ganho, embora as conquistas,  mais que um prêmio, sejam às vezes uma questão de malabarismo emocional. Somos todos equilibristas
O que teria sido do ano se a gente não acreditasse  que  o tempo se renova e que o calendário só existe para que a gente enxergue o futuro.
Agora, 2014 partiu.
    Em 2015  quero as açucenas, fazer as pazes com as formigas, viver numa floresta de prodígios, passar de mulher a borboleta, de pedra a musgo, de aranha a veludo, de gaiola a passarinho, de pessoa física à física quântica, só para experimentar o vôo e a maciez do tempo.
     Não caber em mim não é problema de falta de limites. É a solução de quem transborda.
     No fundo, em 2015 quero mesmo é ser poeta, o resto me inviabiliza.
     Façam também seus pedidos e Feliz Ano Novo para todos.    ( Texto de CÉLIA MUSILLI, celiamusilli@te3rra.com.br  publicado na Folha 2, pag 4, do jornal FOLHA DE LONDRINA, domingo, 4 de janeiro de 2015). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares