domingo, 4 de janeiro de 2015

NOTÍCIAS DA CHÁCARA


SOL POENTE visto da varanda da frente. Três caules de pata-de-elefante estão com pendões florais. Perto há outra touceira macha, que não flore, só fomos saber disso quando a fêmea floriu e o jardineiro contou que há patas-de-elefante machas e fêmeas. Vivendo e aprendendo, ou florescendo.
REBROTOU poncanzeira que morreu talvez de broca, ressecou, cortamos, queimamos. E eis que um pezinho brotou do tronco decepado, as folhinhas verdíssimamente reluzentes. Adubamos com esterco curtido em cinza, protegemos com tijolos, batizamos de Aleluia.
CARAMUJOS   continuam infestando a chácara, já catamos milhares. Vamos catando, botando em balde com cal, daí enterramos, antes quebrando com pá  as carapaças dos  bichos, senão elas duram anos para decompor no solo. Uma trabalheira, que se tornou uma obsessão, que virou diversão. Outro dia Pietro ligou lá dos Estados Unidos:- Vô e vó, tô com saudade de catar caramujo com vocês! – de modo que agora catamos caramujos lembrando do neto longe. É a chácara globalizada.
ANO NOVO, aquela  barulheira de fogos, Bravo fica muito estressado. Cola na gente, andando nos nossos calcanhares, tropeçamos nele, acariciamos, dizendo calma, Bravo, calma, é só gente que gosta de barulho, ao contrário de você, que tem bom gosto. Nem comeu na passagem do ano, não  tocou na vasilha resfolegando assustado. No dia seguinte, coloquei a comida, ele começou a comer, estourou um rojão longe, ele parou de comer, me lançou um olhar sofrido e perguntante: porque?
Sei lá porque, Bravo, tem gente  assim, que prefere gastar com barulho o dinheiro que podia comprar uma boa comida, uma bebida boa. Pior, meu amigo, é o Dia de Nossa Senhora da Aparecida, quando ao meio-dia soltam baterias de rojões, lembra? Uma barulheira infernal, um louvor a uma santa que foi achada no fundo de um rio , no completo silêncio portanto...
MAIS UM ANO com poucas mangas. O que está acontecendo com as mangueiras ? Então valorizamos as poucas mangas colocando fatias na salada, que também fica muito boa com maçã-verde ou kiwi  em pedacinhos, além de nozes  e/castanhas meio trituradas.  Na passagem do ano, foi o que Dalva e eu comemos, com salmão assado, um casal em casa, brindando à lua, sem música, sem cantoria, sem contagem regressiva , apenas juntos e em paz. Depois botamos tampões nos ouvidos e fomos dormir, para amanhecer renascendo  cedinho.
PASSARINHA fez ninho de barro e palha no alto de uma pequena bananeira, à altura de nossa vista. Basta ficar na ponta dos pés para ver os cinco ovinhos. Ela sempre  voa quando chegamos perto da bananeira, e fica cantando ou ralhando nas árvores em redor. Olhamos rapidinho e deixamos o ninho em paz, ela logo volta, vemos de longe com os binóculos. É o ninho mais bem feito até hoje na chácara, superando a sacolinha de palha trançada dos anambés ou o pequeni-ninho pingente dos beija-flores.
POENINHO : Tomara que os cinco ovinhos/virem aves em cantata/ na matutina sonata/ ou concerto vespertino.    ( Texto do escritor DOMINGOS PELLEGRINI d.pellegrini@sercomtel.com.br   publicado no JORNAL DE LONDRINA, pag. 18, domingo, 4 de Janeiro  de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares