sábado, 4 de outubro de 2014

UM PRATO CHEIO DE ESTRELAS


     Minha filha Clarice adora carambolas. Sempre que encontramos bandejinhas na feira ou no supermercado,  ela pede para comprarmos a  “fruta que vira estrela”. A menina de sete anos gosta de comer as carambolas fatiadas e empilhadas em um pratinho, como se fosse uma montanha de estrelinhas amarelas. No prato azul escuro onde ela consome frutas à tarde, parece mesmo um céu estrelado em uma noite de inverno.
     Acho bonitinho chamar carambolas de estrelas, mas confesso que tal associação foi uma novidade apresentada pela maternidade. Não que eu não conhecesse a fruta. Mas é que na minha infância lá no interior de São Paulo,, carambolas não vinham em bandejas, mas apanhadas no quintal. Na casa do meu tio Tonho, por exemplo, tinha um pé de carambola enorme. Eu colhia as frutas e comia ali mesmo, a dentadas, de modo que nunca cortei com faca para descobrir  o formato das fatias.
     Clarice nunca cogitou comer carambolas  apenas com os dentes. Eu mesma jamais ofereci essa possibilidade a ela, até por         que as frutas são caras e vêm normalmente em duas ou três na embalagem, envolvidas em papel filme. Bem diferente da fartura das carambolas da minha infância, que vinham em enormes bacias de alumínio que a gente ia enchendo com as frutas tiradas do pé.
     Fruas na bacia, aliás, é uma modalidade de consumir alimentos que minha filha desconhece. Goiabas, por exemplo, combinam demais com bacias de alumínio, mas atualmente a gente compra no mercado, em saquinhos plásticos pesados na balança.
     Nunca na minha infância eu imaginei comprar goiabas. Quando era época, Dona Mariia, nossa vizinha da frente, chamava as crianças da rua e entregava pelo muro uma bacia ceia de goiabinhas que a gente comia ali mesmo, sentado na calçada, entre uma brincadeira e outra. Quando acabava, devolvíamos  a bacia para Dona Maria,  que no outro dia repetia o ritual. E quando não era época, não nos apertávamos. Afinal, sempre tinha no bairro um pé de manga, amora, ou seringuela  disponível para aplacar a fome da criançada.
     Clarice não sabe a época das frutas. No supermercado, é possível encontrar de tudo o ano inteiro, mesmo quando o preço não é convidativo e o sabor é aguado. Enquanto escrevia este texto,  pensei  em convidar Clarice para colher frutas  no pé. Mas a verdade é que  não conheço nenhum pomar e tampouco tenho preparo físico para subir em árvores. Além disso, cada criança tem sua época, e a época da Clarice é a das carambolas transformadas em estrelas no sofá da  sala, o que não deixa de ser uma linda cena para uma coleção de memórias afetivas de uma infância feliz... ( Texto escrito por CAROLINA AVANSINI,  jornalista  na  FOLHA,  publicado na FOLHA RURAL, do jornal FOLHA DE LONDRINA, sábado, 4 de Outubro de 2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares