sábado, 4 de outubro de 2014

CADÊ OS VAGA-LUMES?


     No último verão passei uns   dias no sítio de um amigo na região de Tamarana, quase na beira do rio Apucaraninha. Mal deu tempo de chegar ao lugar e caiu uma tromba d’água. Eta chuva abençoada , pois fazia tempo que não chovia no Norte do Paraná . Fiquei admirando a chuva, sentindo o cheiro da terra molhada, até que a dona da casa chamou, avisando que a boia já estava servida. Só de contar dá água na boca: galinha caipira  com quiabo e polenta, além de uma boa porção de alho frito.
     Depois do almoço  ficamos um tempo conversando e bebendo um gostoso café, feito no coador de pano. No final da tarde fomos pescar traíras numa das lagoas  do sítio. Pegamos o suficiente para garantir a janta, deixando bastante  peixe para a próxima pescaria. Nesse momento começava a escurecer e foi então que observei que lá não havia tanto vaga-lume como em outros tempos, apesar de estarmos num brejo, lugar preferido desses insetos.
     Aquilo me causou tristeza e preocupação. Os vaga-lumes também conhecidos por pirilampos, fizeram parte de muitas  brincadeiras  de minha infância, pois costumava colocá-los dentro de garrafas escuras para vê-los piscar à noite ou esfregava-os nas minhas roupas para que elas ficassem com  traços brilhantes. O efeito era maravilhoso, mas acho que isso hoje seria considerado um crime ambiental. Recordo ainda de ter visto, quando criança, árvores cobertas por centenas de vaga-lumes e de perseguir os fachos de luz que eles emitiam quando passavam voando perto da gente.
     Enquanto o amigo terminava  de limpar os peixes e ajeitava os apetrechos da pesca, fiquei pensando sobre aqueles bichinhos , que são parentes próximos dos besouros  e das joaninhas. Lembrei que o meu filho tinha pesquisado isso n  universidade e havia me dito que vaga - lumes são insetos alados, possuem uma enzima conhecida por luciferase e uma proteína chamada luciferina, que produz uma luz fria (bioluminescência) usada para acasalar ou para avisar o grupo que tem predadores por perto. Eles se alimentam de néctar, pólen, vegetais  e de outros insetos, mas podem estar entrando em risco de extinção devido ao desmatamento, ao uso excessivo de inseticidas na lavoura e à forte iluminação artificial das cidades.

     Estava pensativo e distante, por isso  ao reparei que o compadre já tinha colocado os peixes Np embornal  e me olhava de modo esquisito. Então perguntei: “Cido, cadê os vaga-lumes? Ele disse:  “Não sei não, mas deve de tá  piscando por aí, onde ainda resta um capão de mata. É pena, mas nos últimos  anos não  se vê mais esse bicho por aqui”. ( Texto escrito por GERSON ANTONIO MELATTI  e DANIEL FRANCISQUINI MELATTI, que são leitores da FOLHA. Extraído  do espaço DEDO DE PROSA,  da FOLHA RURAL, sábado 28 de Junho de 2014, do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares